LocalPrimeira Vista

Permuta com Igreja Evangélica permite alargar edifício da Câmara

A Câmara Municipal de Ovar formalizou a aquisição, através de permuta, do edifício contíguo aos Paços do Concelho, que pertencia à Igreja Evangélica de Ovar.

O imóvel é considerado fundamental para o alargamento e requalificação do edifício da Câmara Municipal de Ovar, que já tem aprovado o respectivo projecto e o início do procedimento de concurso público, com um valor base de 344.400 euros.

As negociações com a Igreja Evangélica de Ovar para aquisição do referido prédio já vêm de longe, mas só viriam a avançar durante o mandato do socialista Armando França cujo executivo adquiriu, à família Polónia, o prédio situado na Rua João de Deus, utilizado na permuta.

O negócio tinha tudo para andar, mas o presidente Manuel Alves Oliveira viria a desinteressar-se do projecto e desistiu do negócio. Salvador Malheiro retomou agora um processo que já estava praticamente feito, dando-lhe o empurrão que faltava para a sua concrectização.

Ismael Varanda representou a Igreja Evangélica na escritura pública, em homenagem ao seu avô, “que foi quem comprou e doou a igreja”. “A minha presença foi apenas no aspecto formal porque na realidade todas as decisões foram tomadas em Assembleia”, explicou.

A intervenção nos Paços do Concelho deverá assentar em três aspectos principais. O primeiro é a reestruturação do Balcão Único de Atendimento, localizado na ala sul do edifício, melhorando as condições de atendimento aos munícipes, dando assim resposta ao crescente aumento de serviços prestados pela autarquia.

Esta intervenção inclui ainda a criação de um novo acesso directo ao exterior, também na ala sul, eliminando barreiras arquitectónicas e tornando o edifício mais acessível a todos. Melhorar o desempenho energético do edifício dos Paços do Concelho através da instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo de energia elétrica e da substituição de janelas e portas janelas é outro dos aspectos fundamentais.

Para além disso, serão efectuadas obras de conservação nas coberturas e fachadas do edifício.

A intervenção do edifício da Câmara Municipal de Ovar, no que à eficiência energética diz respeito, será igualmente alvo de candidatura no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo