LocalPrimeira Vista

Esmoriz: Limpeza da Barrinha será suspensa na época balnear

A obra de desassoreamento da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos vai ser suspensa a partir do final deste mês, devendo ser retomada no final de Setembro.

“Pese embora esta acção em curso, de extrema importância para a requalificação da lagoa, a obra de desassoreamento da Barrinha de Esmoriz será suspensa neste período, para não prejudicar a época balnear que se aproxima”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro.

Depois de um interregno motivado pelo alegado incumprimento do empreiteiro, as obras de requalificação da Barrinha de Esmoriz foram retomadas em Fevereiro último. A obra decorre no âmbito da empreitada de Requalificação da Barrinha de Esmoriz, promovida pela Sociedade Pólis Litoral da Ria de Aveiro, S.A.

Com efeito, o desassoreamento em curso, realizado por dragagem, nos termos das condições imperativas de licenciamento pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tem que lançar os sedimentos da lagoa no mar, constituindo contributo para a redução do déficit de areias, no transporte sólido litoral, e com isso mitigar a erosão costeira.

Ora, continua o Município, tal “operação só poderá ocorrer fora do período da época balnear, de forma a não prejudicar a qualidade da água de banhos”.

Assim, as tubagens instaladas no areal que têm gerado muitos comentários nas redes sociais, destinam-se a efectuar a repulsão dos solos dragados do fundo da lagoa para a corrente oceânica de transporte sedimentar.

Dada a natureza dos sedimentos, constituída por lodos pretos e areias finas, o aspeto escuro visível à saída da tubagem, indevidamente sugere que se esteja a lançar efluentes não tratados no mar.

Se tudo correr conforme o previsto, a empreitada de limpeza e requalificação da Barrinha de Esmoriz será retomada em Setembro próximo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo