CarnavalPrimeira Vista

50 anos dos Pinguins em exposição e em livro

 

 

O grupo de Carnaval de Ovar, Pinguins, inicia a celebração do seu expo pinguins50.º aniversário com uma exposição que antecipa o lançamento de um livro comemorativo da efeméride. A exposição abre portas no dia 28 de janeiro, às 18 horas, no Dolce Vita Ovar e estará disponível até ao fim do Carnaval, dia 28 de fevereiro.

No dia da inauguração, vai estar presente a Banda Filarmónica Ovarense que tocará músicas antigas, marchinhas usadas em carnavais de outros tempos.

Em exposição estarão ainda algumas peças usadas nos desfiles dos Grandes Corsos Carnavalescos, como um cavalo em metal que pesa cerca de 400 kg, que desfilou no ano passado e um carro de bombeiros feito a partir de latões de metal, que foi apresentado no desfile de 2015.

Os Pinguins nascem em 1967, altura em que o Carnaval de Ovar começa verdadeiramente a estruturar-se como uma festa organizada. É nesta altura que aparece um grupo de jovens amigos formado por Carlos Lebre, Eduardo Pinto, Fernando Lamas, Guilhermino Alves, Joaquim Barbosa, João Santos, José Basílio e Manuel Serafim, com idades entre os 15 e os 17anos, estudantes, que partilhavam o mesmo sentimento carnavalesco.

Residentes na mesma área, o “Bairro dos Campos”, que se fazia representar nos corsos através de imponentes carros alegóricos, estavam dispostos a fazer economias para pagarem o seu traje, já que não lhes era atribuído qualquer subsídio.

O nome “Pinguins” surge a partir do logotipo da marca de um frigorífico. No local onde o grupo se reunia, existiam algumas caixas destes electrodomésticos com a figura de um Pinguim, figura essa que serviu para “baptizar” o nome do grupo: Pinguins. Até hoje! Parabéns!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo