LocalSlider

Abertura da Barrinha de Esmoriz – Esclarecimento

A abertura da Barrinha de Esmoriz levanta sempre questões e suscita dúvidas aos esmorizenses e a todos os que frequentem a praia de Esmoriz, pelo que importa efectuar o devido esclarecimento sobre as causas desta abertura.

Em primeiro lugar, de referir que é um procedimento da inteira responsabilidade da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, apenas monitorizado pela Câmara Municipal de Ovar em estreita articulação com a Junta de Freguesia de Esmoriz, ocorrendo várias vezes por ano.

Trata-se de um procedimento obrigatório que decorre do aumento e acumulação de água e caudal a nascente, que origina inundações e o alagamento de vários terrenos e quintais de habitações próximas.

Apesar de ocorrer nas várias estações do ano, a abertura da Barrinha em plena época balnear suscita mais e maiores preocupações, nomeadamente ao nível de saúde pública, pelo que é hasteada a Bandeira Vermelha, que interdita a praia a banhos até serem realizadas análises à qualidade da água que determinem a possibilidade dos banhos naquela praia. Assim, e atendendo que a presente abertura decorreu esta quinta-feira, o resultado das análises deverá ser conhecido até sábado.

Importa ainda referir que este é um problema que afecta a praia de Esmoriz há dezenas de anos e que, dentro em breve, deverá ser solucionado, uma vez que o início da obra de dragagem e requalificação da Barrinha de Esmoriz, no âmbito do Polis da Ria de Aveiro, está previsto para 16 de setembro de 2016.

Câmara Municipal de Ovar
15.07.2016

Artigos relacionados

Deixe uma resposta