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Alunos da EB 2,3 de Maceda estudam rio Lourido

 

A Águas do Douro e Paiva (AdDP), através da equipa do Projeto, regressou ao estudo da biodiversidade ribeirinha no concelho de Ovar, prosseguindo o trabalho de parceria com as Escolas premiadas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) – A Água e os Nossos Rios – Projeto “Mil Escolas” – Anos Letivos 2013/15.

No passado dia 15 de maio de 2014, realizou-se a primeira saída de campo promovida pela EB2-3 de Maceda, Ovar, uma das dez escolas Vencedoras do Concurso Projeto “Mil Escolas” 2013/15, com a presença de dezanove pessoas.

Esta saída de campo promovida pela EB2-3 de Maceda, entre as 10h e as 12h, foi coordenada e orientada pela equipa do Projeto “Mil Escolas”, tendo por base a metodologia e ferramentas científico-pedagógicas disponibilizadas pelo Projeto Rios e pela AdDP.

Previamente ao início da saída de campo foi oferecido à escola o Kit Projeto Rios, um dos prémios do Concurso Projeto “Mil Escolas” – Anos Letivos 2013/15.

Nesta ação tiveram oportunidade de participar ativamente a professora responsável pelo projeto “Somos Maceda, Somos Rio Lourido”, Fátima Lopes, 2 professores da escola, Maria João Fonseca e Francisco Aguiar, 14 alunos do 5.º J, afetos ao Projeto e, ainda, 2 elementos da equipa do Projeto “Mil Escolas”.

No que respeita à observação da zona envolvente ao troço do rio Lourido em estudo foi possível identificar alguns seres vivos representativos do meio envolvente aos ecossistemas ribeirinhos, destacando-se alguns exemplos observados, nomeadamente ao nível da fauna: mosca, mosquito, formiga, pardal, melro e borboletas das famílias Pieridae e Nymphalidae; ao nível da flora: carvalho-alvarinho, eucalipto, feto-real, amieiro, austrália, miosótis, pinheiro-bravo, hera, salgueiro, azedas e ainda exemplares de líquenes folhosos e incrustados.

Durante esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente, identificar a zona onde se encontravam, efetuar observações no local de amostragem e ensaios de monitorização na determinação da respetiva qualidade da água, conseguindo efetuar registos no âmbito da determinação dos parâmetros físico-químicos, como por exemplo: a transparência total da água do rio, o seu odor (a terra molhada), a temperatura (19ºC), o pH (6,8), as impurezas e contaminantes químicos com a aferição da presença de nitritos (0,5mg/L) e nitratos (10mg/L) na amostra de água recolhida.

Em termos de macroinvertebrados identificados in situ, destacam-se: coleóptero, larva de efemeróptero, larva de escaravelho e algumas oligoquetas.

Dá-se, assim, continuidade ao desenvolvimento de cada projeto específico, que está a ser implementado, nos anos letivos de 2013/15, em todos os Estabelecimentos de Ensino Vencedores e Menções Honrosas do Projeto “Mil Escolas”, tendo esta saída de campo dado continuidade a mais um ciclo de atividades realizadas com as escolas no ano letivo 2013/14.
O envolvimento e o compromisso de todos neste processo são estratégicos e determinantes para o êxito de toda a ação e promoção de uma efetiva sensibilização ambiental. Desde os anos letivos de 2005/06 até 2012/13 estiveram presentes nas 131 saídas de campo realizadas cerca de 5 700 alunos, números representativos de motivação e de interesse por problemáticas atuais e que requerem uma ação humana mais atenta e cuidada.

A realização destas iniciativas pretende que, com elas, se atinja um dos principais objetivos deste PIEA, dos princípios do desenvolvimento sustentável e das Agendas 21 Escolar e Local, que consistem no envolvimento de alunos, professores, auxiliares da escola, encarregados de educação, assim como de todos os cidadãos da comunidade local. O desenvolvimento deste projeto escolar visa a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente e, mais especificamente, o bem mais precioso que temos – a água.

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