CulturaPrimeira Vista

Brasil recebe o festival de Cinema “AVANCA 2015”

O Festival de Cinema AVANCA 2015, que decorreu este ano pela 19º vez, em Avanca, entre 17 e 26 de julho, voa até ao Brasil onde terá o seu último momento depois de uma abertura em Madrid no Centro Cultural Pilar Miró.
No Brasil, o AVANCA 2015 visita a região do Maranhão, onde está em curso um importante plano de produção de cinema.

Será esta quarta-feira dia 2 de setembro e quinta-feira dia 3 que a Cidade de São Luís, no seu Teatro Municipal, irá acolher de forma inédita o evento “AVANCA | SÃO LUÍS Festival de Cinema 2015”, numa produção do cineasta brasileiro Francisco Colombo.
Posteriormente, outra cidade do Maranhão irá acolher um programa idêntico.
Entre os dias 9 e 19 de setembro, numa produção do professor universitário Marcos Fabio Belo Matos, o evento “AVANCA | IMPERATRIZ Festival de Cinema 2015” irá decorrer no Auditório da Universidade Federal do Maranhão, no Campus Centro da Cidade de Imperatriz.

Esta produção conjunta, que envolve o Festival de Cinema de AVANCA e entidades locais do Brasil, irá permitir a exibição de alguns dos filmes que neste e no ano passado marcaram o festival

Entre os 16 filmes selecionados para esta exibição está o multi premiado “Pecado Fatal” que, tendo sido distinguido em 2014, foi nesse ano o filme português de ficção de longa-metragem mais premiado internacionalmente. Realizado por Luís Diogo e protagonizado por Sara Barros Leitão e Miguel Meira, este filme é uma coprodução com o Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo.
Com produção de Avanca será ainda exibida a curta-metragem de animação “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo, a ficção experimental “Miragem” de Joaquim Pavão e a curta-metragem “Noturna” de Pedro Fararte. Este último filme tem a particularidade de ter sido produzido durante o Festival de Cinema AVANCA em 2014, durante os workshops que ali decorreram.
A programação portuguesa é complementada por “Deus providenciará”, do jovem cineasta Luís Porto, que este ano foi distinguido com o Prémio Estreia Mundial Curta Metragem e com uma Menção Especial para a fotografia de Francisco Vidinha.

A programação inclui os filmes “Shades of Gray” de Alexandra Averyanova e “Aire” de Romina Quiroz. Estas realizadoras, respetivamente da Rússia e México, estiveram este ano no Festival AVANCA 2015, onde dirigiram um workshop de produção de cinema de animação.
A programação é complementada por obras de países tão diversos como a Alemanha, Cazaquistão, Chipre, Espanha, França, Irão, Jordânia, República Checa, Rússia e Taiwan.

Entretanto, o festival, que prepara já a sua 20ª edição em julho de 2016, irá continuar em itinerância por diversos locais do país e do estrangeiro, numa dinâmica que procura dar visibilidade e alguns dos filmes que tiveram a sua primeira exibição nacional no Festival AVANCA e que, em alguns casos, ali tiveram mesmo a sua estreia mundial.

O AVANCA 2015, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, são uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, com apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Junta de Avanca, Paróquia e Escola Egas Moniz, entre diversas entidades locais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo