Empresas

Leilão de insolvência da D. Lechner GmbH: dissolução do maior fabricante europeu de bancadas de cozinha

No contexto da insolvência da D. Lechner GmbH e do respetivo encerramento das instalações de um fabricante de renome de bancadas de cozinha, com sede em Rothenburg ob der Tauber (Alemanha), a leiloeira industrial Surplex está a organizar um leilão com mais de 900 artigos entre os dias 16 e 18 de abril. Em Surplex.com, os interessados poderão adquirir máquinas de elevada qualidade, especialmente para processar madeira, vidro e pedra.

Lechner GmbH era um fabricante de renome de bancadas de cozinha, com sede em Rothenburg ob der Tauber (Alemanha), e está agora a enfrentar grandes mudanças. A empresa tradicional era conhecida pela produção de bancadas e painéis antissalpicos de cozinha, feitos à medida, pertencendo ao segmento de topo do mercado. Os materiais utilizados eram muito versáteis e de elevada qualidade, incluindo vidro, cerâmica, pedra natural, pedra de quartzo, madeira maciça, materiais compactos e laminados.

Após o processo inicial administrado pela própria empresa no ano de 2023, que visava a sua recuperação, segue-se agora o encerramento do local de produção e a venda do inventário. Mais de 900 máquinas e sistemas vão ser vendidos pela leiloeira industrial Surplex num leilão de três dias (entre os dias 16 e 18 de abril). No dia 10/04, as máquinas poderão ser inspecionadas presencialmente, por marcação (Rothenburg ob der Tauber, Alemanha). Além disso, é possível ver os sistemas de elevada qualidade numa visita virtual em 3D.

O que vai ser leiloado?

Apesar de o encerramento significar uma grande perda e o fim de um longo percurso para a própria empresa, oferece às outras empresas do setor a possibilidade de adquirir máquinas de elevada qualidade a preços acessíveis. Em 2021, a empresa ainda fez um grande investimento no local de produção, que passou a integrar uma das linhas de produção mais modernas da Europa. O leilão coloca à disposição uma grande variedade de máquinas, aplicadas em diversos setores industriais. As máquinas em destaque pertencem aos seguintes setores:

Processamento de madeira:

  • Sistema de corte totalmente automático com armazenamento de painéis IMA BIMA/Performance/Cut/560/230 (ano de fabrico 2018/19)
  • Orladora IMA NOVIMAT/CONTOUR/I/G80/790/R3 com unidade de colagem PUR e laser de díodo LDM (ano de fabrico 2019)
  • Serra de painéis HOLZMA PROFI HPP 510/56/56/L/X
  • Prensa de folheado OTT ST 3613
  • Centros de maquinagem CNC: IMA BIMA PX 80-V, IMA BIMA/CUT/145/630

Processamento de pedra e cerâmica:

  • Sistema CNC de corte por jato de água BURKHARDT LÖFFLER POWERJET 3D (ano de fabrico 2021)
  • Célula de serragem BURKHARDT HENSEL (ano de fabrico 2021)
  • Lixadeira de bordas COMANDULLI OMEGA 100 (ano de fabrico 2020)
  • Serra de cabeça rotativa de 5 eixos BURKHARDT HENSEL MKB-PENTA

Processamento de vidro:

  • Mesa de corte de vidro HEGLA OPT 6133 S TW
  • Retificadora bilateral de bordas de vidro BENTELER TECGRINDER
  • Forno de têmpera de vidro TAMGLASS HTF SUPER-1836-CS-10-L
  • Lixadeira de bordas BOVONE ELB 14

A Surplex oferece um amplo serviço, tanto a compradores como a vendedores, que vai muito para além da transação de venda: os compradores recebem apoio, por exemplo, em termos de transporte e processos aduaneiros relacionados com as máquinas adquiridas em segunda mão. No que diz respeito aos vendedores (como este fabricante de renome de bancadas de cozinha), o serviço da Surplex significa uma grande redução dos trabalhos organizacionais. A oferta vai desde a comercialização numa rede internacional e a organização do transporte da mercadoria vendida, até à entrega dos sistemas em estado vazio e limpo ao proprietário.

O motivo das dificuldades do setor

A indústria de cozinhas não é a única a enfrentar atualmente uma grande crise, o que se reflete num crescente número de insolvências. De facto, todo o setor mobiliário e da construção está a atravessar dificuldades. Um dos motivos para tal são as persistentes turbulências do mercado, que resultam da alteração do comportamento de consumo dos clientes finais após a pandemia de Covid-19, assim como da deterioração geral da situação económica devido à inflação e ao aumento das taxas de juro. Consequentemente, muitas empresas estão a enfrentar uma acentuada redução das encomendas. Um resultado direto é o maior número de insolvências e de encerramentos de empresas, visto que há poucos investidores nestes períodos de conjuntura económica difícil. O mesmo aconteceu com Lechner.

Para o comércio de máquinas industriais, a atual situação do mercado significa uma maior quantidade de máquinas disponíveis. A oferta de máquinas em segunda mão está a aumentar, tal como o interesse dos compradores que procuram alternativas acessíveis a máquinas novas devido à situação económica difícil. Por norma, isto significa uma ligeira redução dos preços de venda praticados nos leilões devido à oferta excessiva: um fenómeno do qual os compradores podem beneficiar entre os dias 16 e 18 de abril.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo