Cultura

Aquário de Enguias é nova atracção na Comur

A Comur-Museu Municipal da Murtosa possui, a partir de agora, um atractivo adicional no seu circuito de visitação: um pequeno aquário de enguias.

Os visitantes do museu poderão assim, observar, ao vivo, a espécie mais emblemática da Murtosa e de toda a Ria de Aveiro, cuja conserva, única em toda a península ibérica, é exaltada neste espaço museológico.

A Comur está intimamente ligada à Murtosa. As conservas de enguia são, ainda hoje, uma das suas imagens de marca e as grandes embaixadoras da Murtosa fora de portas. Existem, por esse país fora, muitas conserveiras e uma série de espaços museológicos associados à indústria conserveira, mas conservas de enguia, só mesmo na Murtosa. É uma marca identitária e diferenciadora.

Neste museu podemos conhecer a história da fábrica e da comunidade onde ela se insere, vendo o desenvolvimento do processo conserveiro e as suas fases.

A Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, Lda., conhecida regionalmente por “Fábrica das Enguias”, foi constituída em 1942, na Vila da Murtosa, com o propósito de fabricar enguias em molho de escabeche, um produto típico da nossa região e que existia em enorme quantidade na Ria de Aveiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo