Cultura

Artesão do Furadouro expõe na Torreira

No passado dia 5 de outubro, no Museu Etnográfico da Murtosa, teve lugar a inauguração da exposição “Sentir a Madeira”, do artesão João Pinto, que ficará patente ao público até ao dia 31 do corrente mês.

Para além do artesão, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, do Vice-Presidente, Januário Cunha, do Vereador Daniel Bastos, do presidente da Junta do Monte, João Cunha, da presidente da Junta do Bunheiro, Isabel Lopes, do Presidente da Junta da Murtosa, José Morais, de representantes de várias coletividades e instituições locais, de amigos e familiares do artesão e convidados.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, agradeceu, de uma forma especial, ao artesão, por ter correspondido, com entusiasmo, ao convite que lhe foi formulado pela Autarquia, para expor os seus trabalhos no Museu Etnográfico.

Elogiou a capacidade criativa e a sensibilidade do artesão, ao transformar peças de madeira, que encontra um pouco por toda a parte, em particular junto ao mar, em autênticas obras de arte, criando objectos belíssimos a partir de materiais que outros considerariam apenas resíduos.

Também o artesão João Pinto usou da palavra, agradecendo à Câmara Municipal, oportunidade de mostrar os seus trabalhos publicamente. Partilhou, igualmente, com os presentes, alguns aspectos do seu trabalho, que considerou ser um hobby, que iniciou com o propósito de criar peças decorativas e ecológicas para os mais variados espaços de sua casa e que, mercê do convite feito pela Câmara Municipal, chega agora ao conhecimento de um público alargado.

O Artesão

João Pinto nasceu em 25 de Setembro de 1952 , na praia do Furadouro, concelho de Ovar. Vive há cerca de cinco anos na praia da Torreira deste concelho da Murtosa .

Foi entre a ria e o mar que sempre viveu e é neles que procura as matérias primas para as obras que vão saindo das suas mãos: troncos, pedras, conchas…

”A madeira sente-se…” porque em cada pedaço de madeira ou tronco devolvido pelas águas há já muito mais do que aquilo que a primitiva árvore foi. Há aves, peixes, sereias, monstros marinhos, Cristos, simples floreiras ou abrigos de pássaros…
Basta um pouco de imaginação e outro tanto de engenho e arte, para o saber descobrir e revelar depois aos outros …

Aceite o desafio: afinal é madeira, sente-se.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo