LocalPrimeira Vista

“Jovem” deixou o Furadouro rumo a São Jacinto

[themoneytizer id=”16574-1″]

Depois de ter anunciado, em finais de 2016, que poderia ir-se embora, a embarcação da Arte Xávega “Jovem” deixou esta semana o Furadouro, rumo à praia de São Jacinto. Confirma-se, assim, o fim da actividade da única companha de pesca artesanal que operava na praia do Furadouro com rede e alagem para terra.

Paulo Rodrigues Correia, proprietário do barco, apontou ao OvarNews duas ordens de razões para tão drástica decisão. “No Furadouro não temos tido muita sorte com o peixe”, explicando que a mudança visa “tentar melhor sorte em São Jacinto que é, neste momento, uma zona mais piscatória”.

Na hora da despedida, lança criticas à Câmara Municipal de Ovar. “O nosso barraco estava constantemente a ser vandalizado para roubar as baterias dos tractores”. Paulo Correia diz que chegou a enviar um email à Câmara Municipal com fotos do vandalismo de que era vítima, mas nunca obteve resposta.

“Acreditem que, para mim, também é difícil deixar o Furadouro, mas nunca ninguém se preocupou e assim fica difícil”, lamenta.

Contactado o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas lamenta a decisão do “Jovem” e explica que “o Município não tem jurisdição sobre o areal” onde se encontrava o barracão, mas assegura que está a concluir um programa de apoios e subsídios para a Arte Xávega, “com o objectivo de manter os barcos que temos e atrair alguns mais”.

O processo, entretanto, atrasou-se devido a mudanças nas chefias da Divisão de Cultura do Município, que também se encontravam a trabalhar na candidatura a património imaterial da Arte Xávega.

O “Jovem” seguiu então para São Jacinto, praia do concelho de Aveiro. Paulo Rodrigues Correia revelou que tem agendada uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e que “o presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto já se mostrou disponível para ajudar no que for preciso”.

Neste momento, o concelho de Ovar apresenta apenas uma companha em acção, a do barco “Pedro, O Pescador” que opera na Praia dos Marretas – não foi possível confirmar a existência de uma segunda embarcação em Cortegaça.

Recorde-se que em 2017, Vitor Cacheira vendeu os barcos da Xávega que tinha na praia de Esmoriz (o “Susana” e o “Cacheira”), para se juntar ao amigo Marco Silva, na Torreira. A safra do ano anterior não tinha sido grande coisa e o arrais foi eleito vereador no actual executivo liderado por Salvador Malheiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo