CulturaPrimeira Vista

“As Pupilas da Morgadinha Inglesa”

[themoneytizer id=”16574-1″]

O imaginário literário proposto por Júlio Dinis nos seus romances serviu de mote a mais uma visita guiada pela Casa dos Campos onde o escritor viveu os seus últimos dias, já fortemente afectado pela doença que o consumia e que dizimou grande parte da sua família.

“As Pupilas da Morgadinha Inglesa” é uma criação de Leonor Barata, com direcção de actores de Jorge Loureiro e interpretação de Clara Carvalho, Joel Santos e Nádia Matos.

Os visitantes são brindados com uma encenação que cruza curiosidades e informações da vida do escritor com as personagens que ele nos apresenta nos seus romances “As Pupilas do Sr. Reitor” e “A Morgadinha dos Canaviais”, esboçados nessa mesma casa.

Júlio Dinis é um autor que se encontra no momento de transição entre o Romantismo e o Realismo e, portanto, “a sua obra está repleta de informações que remetem para estes dois movimentos fundamentais na história da literatura, oscilando entre as grandes paixões românticas e um certo sentido de crítica social proposto pelo realismo”, refere nota da Edilidade.

Por outro lado, em todas as obras está presente a afirmação do contraste entre o mundo citadino e o mundo rural, tomando o autor o partido deste último e o efeito regenerador que este pode ter nas depressões e maleitas causadas pelo ritmo da vida urbana.

Com estas visitas guiadas, que decorrem até ao fim do mês, pretende-se situar o público de “forma clara no mundo rural através da animação dos diversos objectos expostos na Casa dos Campos, enquadrados no espírito e ambiente romântico Dinisiano”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo