CulturaPrimeira Vista

AVANCA 2018 com 18 estreias mundiais

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

O 22.º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2018, que decorre de 25 a 29 de julho, em Estarreja, conta com a participação de 54 filmes, incluindo 18 estreias mundiais, anunciou hoje a organização.

Em comunicado, a organização destaca a estreia mundial do filme “Marias da Sé”, de Filipe Martins, um dos finalistas para o prémio Longa-metragem deste ano.

“Rodado na baixa da cidade do Porto e protagonizado por habitantes da zona da Sé, entre o documentário e a ficção, esta obra marca a entrada no formato maior do cinema de Filipe Martins”, refere a mesma nota.

Este cineasta tinha anteriormente rodado nos workshops do AVANCA o filme “Landing”, várias vezes premiado e nomeado em festivais internacionais.

Também nomeados para o prémio Longa-metragem estão os filmes “A Floresta”, de Roman Zhigalov (Rússia), “IVAN”, de Janez Burger (Eslovénia), e “O Rei dos Belgas”, de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Bélgica).

No total, a seleção competitiva conta com 54 filmes de países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Eslovénia, Bósnia, Suíça, Rússia, Irão, EUA, Turquia, Coreia do Sul e Brasil.

Segundo a organização, a “forte presença” do cinema português é mais uma vez uma marca deste festival, que terá nove produções nacionais na seleção internacional.

O AVANCA 2018 será ainda o momento de estreia de sete filmes produzidos na região, incluindo duas longas-metragens e cinco curtas-metragens.

Este ano o prémio Cineasta Júnior, atribuído a um realizador com menos de 30 anos, reúne 15 filmes de realizadores portugueses, além de obras de cineastas estrangeiros. O prémio Cineasta Sénior, para realizadores com mais de 60 anos, reúne este ano três filmes.

Paralelamente, serão exibidas mostras panorâmicas do cinema de países como o Japão, França, Malta, Turquia e naturalmente Portugal.

O festival começou esta quarta-feira, no auditório paroquial de Avanca, com a cerimónia de entrega de prémios do ano anterior e com a estreia de duas curtas-metragens dos cineastas Moisés Rodrigues e Paulo Araújo.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o festival tem o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e Região de Turismo do Centro, entre outras entidades.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo