CulturaSlider

Azulejo, procissões e gastronomia vareira em destaque na BTL

 

O Município de Ovar volta a marcar presença na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), entre os dias 2 e 6 de março, com stand individual, promovendo e divulgando o concelho sob o mote “Ovar |Território de Emoções”. O destaque será direccionado para o património azulejar, promovendo o destino enquanto “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”, para as procissões quaresmais, a gastronomia, o património natural, entre outros. No que toca ao azulejo, mostram-se alguns  dos projectos que estão em curso, como o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA), a Rua do Azulejo e o Espaço Lúdico do Azulejo que é, nas palavras do vereador Alexandre Rosas, “um projecto inovador que tem muito sucesso, tendo recebido mais de mil crianças só no ano passado”.

O stand vai ainda promover outra das mais recentes apostas do Municípios e que tem a ver com a oferta de roteiros e visitas guiadas subordinadas a diversas temáticas, com enfoque para os que se relacionam com as tradições da Quaresma, nomeadamente as procissões e as Capelas dos Passos. Durante os dias da feira serão realizadas algumas iniciativas no stand de Ovar (2B13) na FIL, destacando-se uma Happy Hour, no dia 03 de março, pelas 16 horas, e várias provas de degustação de Pão-de-Ló de Ovar, a partir de dia 4 de março.

No âmbito do programa proposto pela CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pela Entidade Regional da Turismo do Centro, o Município de Ovar participará ainda com uma apresentação no dia 4 de março, pelas 18 horas, sobre o tema “Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo | História, Identidade, Contemporaneidade e Inovação”. No dia 5 de março, às 13h30 e às 14h00, serão apresentadas duas confrarias concelhias – a Confraria Gastronómica e a Confraria do Pão-de-Ló de Ovar – acompanhadas de provas de degustação.

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta