LocalPrimeira Vista

Bandeira Azul da Europa hasteada nas praias

A Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível foram hasteadas em três praias do concelho de Ovar, esta sexta-feira. Nas praias de Cortegaça e Furadouro foi igualmente hasteada a Bandeira de Praia de Qualidade de Ouro 2015, atribuída pela Quercus.

As praias do Concelho, uma vez mais galardoadas com este prestigiado símbolo de qualidade, garantem assim, a todos quantos as visitam ou fazem delas o seu destino de férias, que cumprem os rigorosos critérios impostos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, nomeadamente ao nível da informação e educação ambiental, da qualidade da água, da gestão ambiental e da segurança e serviços prestados.

As três praias serão contempladas com a Bandeira “Praia Acessível” que simboliza as boas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Assim, para além do Furadouro, este ano, as praias de Esmoriz e Cortegaça também vão disponibilizar cadeira anfíbia, assim como estruturas de sombreamento e estrados largos para melhor mobilidade e usufruto das praias por pessoas com mobilidade reduzida.

Vigilância reforçada

A vigilância das praias do concelho também será reforçada durante a época balnear 2015, tendo a Câmara Municipal de ovar celebrado recentemente um protocolo com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz, e com as Juntas de Freguesia de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, através do qual a autarquia assume 75% dos encargos (37.200, euros), e as Juntas de Freguesia assumem os restantes 25%.

Para as praias do Furadouro e Marretas, a União das Freguesias contratualizou uma comparticipação financeira para a aquisição de serviços correspondentes à vigilância das praias do seu território. A vigilância das Praias do Furadouro Norte, Furadouro Sul e dos Marretas representa um investimento de 3.911,40 Euros desta junta, para a época balnear de 2015.

Na preparação da presente época balnear, o Município de Ovar está a investir mais de 100 mil euros, assegurando a limpeza e manutenção praias de Esmoriz, Cortegaça, Sta. Marinha, S. Pedro de Maceda, Furadouro, Torrão do Lameiro e Areinho, e através da aquisição de mobiliário de Praia (mais passadiços, estruturas novas de sombreamento Esmoriz, papeleiras, sanitários portáteis e outros).

Ovar é Mar
A Praia de Esmoriz acolhe a primeira de várias sessões de educação ambiental no âmbito do projeto “Ovar é Mar”, lançado pela autarquia no âmbito do programa Bandeira Azul da Europa.

Este projecto pretende sensibilizar todas as pessoas para a importância do mar, a necessidade de protegermos as nossas praias, sistemas dunares e da qualidade da água e biodiversidade do meio marinho.

As sessões e atividades de educação ambiental “Ovar é Mar” vai marcar presença ao longo da época balnear em diversas praias do concelho.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo