LocalPrimeira Vista

Bruxelas dá 119 milhões para renovar troço Ovar-Gaia da Linha do Norte

[themoneytizer id=”16574-1″]

A Comissão Europeia anunciou que atribuirá 119 milhões de euros a Portugal, no âmbito da renovação da Linha do Norte, no troço ferroviário que liga Ovar a Gaia – a verba, adiantou a Lusa, provém dos fundos da política de coesão e tem como objectivo criar «maior conforto e segurança» e um tempo de trânsito «mais curto».

A verba será assim canalizada para a empreitada de modernização do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, que, como assinala a Comissão Europeia, «faz parte da rede transeuropeia de transportes». Estes 119 milhões de euros alocados ao sistema ferroviário luso são uma parte do pacote total de 4 mil milhões que serão atribuídos a 10 Estados-membros, para a concretização de 25 grandes projectos infra-estruturais.

«Os projectos abrangem uma vasta gama de domínios: saúde, transportes, investigação, ambiente e energia», declarou a Comissão via comunicado, citada a Lusa. Com o co-financiamento nacional, o investimento total nestes projectos ascende a 8 mil milhões de euros. Além de Portugal, os beneficiários são a Bulgária, a República Checa, a Alemanha, a Grécia, a Hungria, a Itália, a Malta, a Polónia e a Roménia.

Para Corina Cretu (comissária europeia responsável pela Política Regional), estes projectos «demonstram a aposta e o esforço dos Estados-membros da União Europeia» nesta área. A responsável, ao apresentar publicamente os apoios, em Bruxelas, referiu que, para o período 2014-2020, foram aprovados 258 grandes projectos de infra-estruturas na área da política regional, contando com verbas europeias de 32 mil milhões de euros.

Com Lusa

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo