Empresas

“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto”

O Dia Mundial do Saneamento foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013, destacando a importância do saneamento básico. “Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é o mote da campanha regional que a Águas do Centro Litoral (AdCL), em parceria com a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), lança por ocasião do Dia Mundial do Saneamento, celebrado a 19 de novembro.

O objectivo é esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto (óleos alimentares, preservativos, medicamentos, cotonetes e toalhetes), uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.

Esta campanha da ABAE, “Cada Coisa no seu lugar”, é agora adaptada à campanha da AdCL “O cano é que paga”, que tem vindo a ser implementada na sua área de intervenção.

Também a ERSUC, em parceria com os Municípios e com os Agrupamentos de Escolas, vai dinamizar a ação de educação ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta”, uma ação de sensibilização que utiliza uma abordagem inovadora de educação e sensibilização, que assenta na projeção de filmes em 360º, em planetários itinerantes, especialmente concebidos com conteúdos adequados a 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância e 1º Ciclo, 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário.

As acções promovem comportamentos ambientalmente adequados na temática dos resíduos urbanos e englobam, além da apresentação dos filmes, a entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

A ERSUC está com os Planetários no dia 20 de novembro no Município de Ovar. Todas as acções estão registadas website Europeu da iniciativa em www.ewwr.eu .

Miguel Ferreira, Administrador Executivo da ERSUC, deixa ainda o apelo “para que as preocupações desta semana se possam desenvolver ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo