CulturaPrimeira Vista

“Caldeirada de Peixe” para degustar no Mercado

A celebração do Dia Mundial do Turismo arranca esta quinta-feira, a partir das 18h30, em território vareiro, com a apresentação do Painel em Azulejo “Caldeirada de Peixes”, no Mercado Municipal de Ovar.

Este painel comunitário surge de uma ação iniciada no Maio do Azulejo’19 que consistiu em oficinas de pintura de Azulejo, no qual participaram mais de mil pessoas, desde a população local, aos alunos das Escolas do concelho, coletividades locais, até visitantes e turistas nacionais e estrangeiros.

Pelas características do painel e pela referência direta a temas com interesse para o setor do turismo – o mar, a ria, a pesca e a gastronomia – a apresentação deste painel será o mote para a celebração do Dia Mundial do Turismo.

Esta ação será complementada por representações etnográficas de associações de Ovar ligadas à Ria e ao Mar (Rancho Folclórico “As Morenitas do Torrão do Lameiro”, Grupo Folclórico “As Varinas de Ovar” e Rancho da Ribeira); por degustações gastronómicas proporcionadas pelas Confrarias dos três municípios – Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, Confraria da Broa d’Avanca, Confraria Gastronómica da Carne Assada de Santo Amaro e Confraria Gastronómica “O Moliceiro”. Neste dia, as comemorações culminam com uma tradicional sardinhada.

O dia 27 de setembro será assinalado pela concretização do programa delineado pelos três municípios e dirigido a operadores locais. O circuito de Arte Urbana e a Casa Museu Egas Moniz em Estarreja, o Percurso do Azulejo, o Museu Escolar Oliveira Lopes e a Igreja de Válega em Ovar, a COMUR e um passeio de moliceiro na Murtosa são algumas das propostas apresentadas para esta data.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo