Primeira VistaSaúde

Câmara já tem plano de contingência para fazer face ao Coronavírus

A Câmara Municipal de Ovar já dispõe de um plano de contingência composto por uma série de procedimentos de prevenção à infecção por SARS – CoS-2 (COVID -19), vulgarmente chamado “Coronavírus”, e está a difundir um conjunto de recomendações e conselhos emitidos pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O referido plano prevê diversos cenários para fazer face à eventualidade de infecção de funcionários municipais e para o possível registo de surtos de Coronavírus na cidade, de modo a controlar e combater a sua proliferação.

Áreas de isolamento e circulação, existência de material e equipamento, previsão de condições de teletrabalho, informação e esclarecimento de trabalhadores municipais e, ainda, procedimentos perante casos suspeitos ou confirmados de infecção, vigilância e comunicação constituem diferentes parâmetros do referido plano, que respeita as recomendações da DGS e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Manter o funcionamento dos serviços, preparar respostas à situação, bem como medidas de informação, prevenção, vigilância e identificação de possíveis casos são algumas as prioridades do Plano de Contingência, que visa também preparar o restabelecimento da situação e actividade normais, tão rápido e seguro quanto possível.

Refira-se que, não obstante o nível de atenção emitido pela OMS e o potencial de propagação global do vírus, a escala e gravidade das suas consequências não justificaram ainda a declaração de pandemia, pelo que as atitude mais adequadas são a prevenção sem alarmismos ou “corrida” injustificada às máscaras, por exemplo.

Pelo contrário, a melhor prevenção é constituída por medidas básicas como:

> lavagem frequente das mãos com água e sabão, secando-as completamente (o vírus precisa de humidade para se propagar);

> evitar espirrar ou tossir para as mãos; fazendo-o antes para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel;

> higienizar as mãos após o contacto com secreções respiratórias.

Aproveite para assistir a este vídeo da Organização Mundial da Saúde, que explica como surgiu o vírus, como se propaga e quais as medidas de protecção:

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo