LocalPrimeira Vista

Câmara Municipal incentiva alimentação saudável

A Câmara Municipal de Ovar aderiu, pela primeira vez, ao projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Destinado às crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, trata-se de um projecto de educação para a saúde que inclui um programa motivacional de âmbito nacional promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

A autarquia, consciente dos benefícios da ingestão diária de fruta complementada com uma alimentação equilibrada e saudável, na base da prevenção da obesidade infantil e restantes doenças associadas, decidiu tornar-se parceira desta iniciativa de âmbito nacional, promovendo o projecto junto dos estabelecimentos de ensino do concelho, e assumindo a coordenação da participação das escolas aderentes.

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é gratuito e assenta em quatro objectivos pedagógicos, nomeadamente incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias, na escola e em casa; conhecer a importância da fruta na alimentação e na manutenção da saúde; encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar uma alimentação saudável e variada; e despertar a comunidade para todos os benefícios da adoção de pequenas mudanças nos hábitos alimentares diários.

Para além do incentivo ao consumo da fruta, o projecto também ensina às crianças lições importantes sobre saúde, ecologia, bem-estar emocional, respeito e compromisso.

A implementação desta iniciativa nos estabelecimentos de ensino aderentes desenvolve-se em três fases distintas, concretamente: motivar as crianças, motivar os adultos e por fim a atribuição de prémios.

Na fase inicial, durante 12 semanas, é colocado na sala de aula o “Quadro de Mérito – Hoje Comi Fruta” e as crianças são convidadas a pintar uma nova “Estrela de Mérito” em frente do seu nome, como recompensa diária pela ingestão de uma porção de fruta no seu lanche escolar da manhã e/ou da tarde. Esta actividade obrigatória incentiva a repetida degustação de modo a que as crianças desenvolvam o gosto por estes alimentos. Nesta fase os professores recebem um “Guia Motivacional” para a realização de diferentes actividades com as crianças.

No que toca à motivação dos adultos, as crianças têm de partilhar as informações que aprenderam sobre a fruta com as suas famílias e as comunidades locais, convidando os adultos para ver, ouvir e votar no seu “Hino da Fruta” criado pelos alunos com o objetivo de difundir a mensagem sobre a importância de comer fruta todos os dias.

Por último a atribuição de prémios: no final do programa, há prémios para todas as crianças que pela motivação alcançada recebem um “Diploma de Herói da Fruta” que comprova terem concluído com sucesso o desafio proposto, ganhando o direito de usar o título de “Herói da Fruta”. Mas esse novo título tem um compromisso adicional, continuar a comer fruta todos os dias, na escola, mas também em casa.

Os melhores “Hinos da Fruta” a cada ano são escolhidos pelo Júri do projecto e essas escolas recebem ainda a visita dos “Heróis” da APCOI com uma peça de teatro interactiva sobre alimentação saudável, entre muitas outras surpresas.

Mais informações em http://www.heroisdafruta.com/

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo