CulturaSlider

Camião TIR apresenta “Viajantes Solitários”

O Centro de Arte de Ovar apresenta, hoje e amanhã, a peça de Teatro “Viajantes Solitários”, de Teatro Vestido. Este espectáculo terá lugar num contentor de um camião TIR em frente ao Centro de Arte e narra a história dos motoristas de longo curso. Esta é uma co-produção do CAO, do Teatro Municipal do Porto, do Teatro Viriato e do Teatro Nacional D. Maria II.

Em que pensam os camionistas durante todos os quilómetros que percorrem? O que acontece com estes homens durante estas viagens? Que viajantes são estes e como mitigam a sua solidão? Se tivessem que parar de meter-se à estrada, aguentariam? E as mulheres – há lugar para elas nestas histórias?

Construído a partir de uma extensiva recolha de histórias de vida e de ‘estrada’ de camionistas, este espectáculo do Teatro do Vestido explora as possibilidades poéticas dessas vidas de permanente deslocação, vidas também de quilómetros de solidão, de distância física das famílias, de passagens, de noites fugazes, de um conhecimento geográfico de autoestradas, estradas nacionais, restaurantes de beira de estrada, hotéis.

Um espectáculo que é uma espécie de manual de um viajante singular, ao mesmo tempo que falando dessa inquietação portuguesa que bem conhecemos – a de partir; e, estando lá fora, a vontade de regressar, para de novo partir, impelidos por essa coisa que nos puxa a percorrer quilómetros, após quilómetros, após quilómetros, continuamente.

Este espectáculo é um desafio do Teatro Viriato e da Empresa Patinter ao Teatro do Vestido, reconhecendo o trabalho ímpar que este colectivo tem vindo a desenvolver a partir da recolha de testemunhos e histórias de vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta