LocalPrimeira Vista
Em Destaque

Ambientalistas lamentam atropelamento mortal de esquilo na EN327

A Associação ambientalista Amigos do Cáster alerta para uma “condução mais atenta nas estradas do concelho que cortam ecossistemas florestais e assim põe em risco animais que aí habitam”.

Vem a preocupação a propósito de um esquilo encontrado morto na Estrada Nacional 327, no troço entre a rotunda das estátuas e a rotunda Ovar-Furadouro (próximo do cruzamento da Pousada da Juventude). “Um exemplar entre muitos que vão morrendo ao longo desta estrada cuja morte poderá se evitada com uma condução preventiva e mais atenta”.

O Esquilo vermelho – Sciurus vulgaris – é uma espécie que se tinha extinguido em Portugal no século XVI, devido à destruição dos habitats florestais, e que tem sido reintroduzida desde 1980.

Actualmente exemplares desta espécie são avistados com alguma frequência na região entre o rio Minho e o rio Tejo. Contudo um estudo da equipa de cientistas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO InBIO) da Universidade do Porto, intitulado “Adenovirus emergence in a red squirrel (Sciurus vulgaris) in Iberian Peninsula” e publicado na revista “Transboundary and Emerging Diseases”, em Maio de 2020, identificou, pela primeira vez, um vírus mortal que está a afectar os esquilos-vermelhos no Centro de Portugal, levantando assim preocupações em relação à conservação do esquilo-vermelho no nosso país.

Uma razão acrescida para estarmos mais atentos à protecção desta espécie!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo