Opinião

Carnaval 2015: Breve Balanço I

Mais um carnaval que terminou e apesar de não ser meu hábito vir para aqui opinar sobre estas coisas, não sei porquê hoje apetece-me mandar uns bitaites. No bom sentido, claro.

Desde já quero deixar bem claro que é somente uma opinião pessoal e, como tal, está longe de ser uma verdade irrefutável. Vale o que vale e será mais um desabafo. Ora vamos lá:

Quanto à organização, existiram algumas falhas, mas para mim as mais graves foram a falta de um corredor de segurança no percurso (a segurança e a assistência às pessoas é o mais importante e não deve ser descurada) e no desfile, a falta de luz foi uma falha que tirou qualidade e beleza ao desempenho dos grupos que desfilaram de noite e, por consequência, o espectáculo que foi dado a ver às pessoas que pagaram e bem para assistir ao desfile foi de muito fraca qualidade (não por culpa dos grupos claro).

Falta de WC’s, grades a tirar visibilidade à primeira fila das bancadas e poucas entradas nas bancadas são falhas menos graves, mas que devem ser corrigidas. Gostei da ideia do desfile das escolas no centro da cidade, infelizmente a chuva não o permitiu, gostei da inovação da criação dos camarotes VIP e, ao contrário de muita gente, gostei da forma como inseriram o peão na avenida juntamente com as bancadas.

Penso que é uma forma de permitir a todos, sem excepção, poderem assistir ao melhor desfile dos grupos porque penso que é da opinião geral que os grupos têm tendência a efectuarem um desfile com mais cuidado e qualidade na zona das bancadas. Quanto às noites mágicas (não só a de segunda feira), penso que esteve muito bem organizada toda a estrutura de suporte aos eventos.

Só uma achega para a música que vai passando nos vários locais no sábado à noite: foi péssima a qualidade e o estilo de música que ia passando um pouco por cada tenda. Isto é carnaval, senhores dj’s, não é uma ‘rave party’. Não sei se mudaram os DJ’s ou se lhes mandaram a boquita, pois na segunda feira a coisa melhorou bastante e o pessoal gostou.

Quanto as classificações, bem, não sendo eu um expert na matéria (longe disso) mas alguém que já participou e vê o carnaval desde pequenino, parece-me que pelo que se passou no domingo único dia que vi o desfile concordo com os vencedores das escolas. Muito bem na passerelle quanto à classificação das Melindrosas. Mas empatadas com os Bailarinos?!?! É esquisito tantos pontos em disputa e dar empate! Que coincidência…

Quanto ao carnavalesco, na minha humilde opinião, não concordo nada com os 3 primeiros. Porquê? A ideia que tenho de carnavalesco é algo animado que nos faz rir, que mexe com o público que o envolve e, sinceramente, parece-me que, este ano, os Vampiros, os Pinguins e os Xaxas estiveram um bocado abaixo daquilo a que nos habituaram.

Em minha opinião, Zuzucas e Marroquinos estiveram muito bem, mas eu, como disse atrás, não sou um expert na matéria, porque há vários itens em análise e eu não os conheço, mas diverti-me imenso com estes dois grupos.

Independentemente de tudo isto, é que não tenho dúvidas que, para o ano, há mais, com Troika ou sem Troika, com crise ou sem crise, e continuaremos a ser o melhor de Portugal.
VIVA O CARNAVAL DE OVAR!

Manuel Sona in Facebook (Ovar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo