LocalPrimeira Vista

Carta aberta em defesa dos direitos dos animais

Uma carta aberta em defesa dos direitos dos animais foi enviada, esta semana, aos órgãos eleitos de todo o Município de Ovar, alertando para a urgência de que se reveste “a construção de um abrigo de acolhimento e áreas adjacentes” para animais.

Em nome do grupo “Animais em Risco”, recentemente criado nas redes sociais, Maria Silva explica que o documento tem “o intuito de colmatar as necessidades dos municípios em prol dos animais errantes e população”.

Essas necessidades estão identificadas e passam pela criação de um “consultório veterinário, com sala para actos médicos, como esterilizações e outros tratamentos veterinários, assim como proceda à recolha e socorro de animais acidentados, realize campanhas de sensibilização e adopção, etc.

A autora da carta, residente em Ovar, sugere que “as Taxas sobre os animais das Juntas de freguesia possam reverter para os mesmos e que possam aprovar-se benefícios fiscais ou outros para quem adopta”.

Um parque canino, um gatil e um lugar para exposição para promover a adopção, num espaço comunitário, que poderia ser, por exemplo, o Mercado de Ovar, um hotel comunitário com sócios, voluntários, em que uns se ocupariam dos animais dos outros nas férias ou outras situações de ausência e um espaço para interacção e socialização entre os humanos e animais, estão igualmente previstos nos planos de Maria Silva.

“Todos juntos numa entreajuda, para resolver problemas que afecta a todos”, defendendo ainda Maria Silva que “todos temos a ganhar”.

Do que o nosso jornal conseguiu apurar, no que toca ao canil, a solução que tem vindo a ser apontada passará pela CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que defende a construção de uma estrutura intermunicipal.

Esta poderá ter três pólos (Aveiro, Águeda e Ovar), que consiga servir os 11 municípios da CIRA. Estima-se que esta estrutura possa estar pronta “no final de 2019” — para já, está a decorrer o concurso para a elaboração do seu projecto de execução.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo