DesportoPrimeira Vista

Cartão histórico premeia acto de grande “fair-play”

O árbitro vareiro de futsal, José Pinto, e a fisioterapeuta do Beira-Mar, Sara Janela, viram, no passado fim de semana, um Cartão Branco, atribuído pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA), pelo auxílio que prestaram ao atleta dos juniores do Belazaima José Rodrigues, que ficou inconsciente após um embate violento com a cara no chão.
José Pinto confessa que ficou “sem palavras” com a atitude da AFA, que considera “marcante” na sua carreira. Por sua vez, Sara Janela acha justa a atribuição “do cartão aos dois”, confessando que “não estava à espera” de tamanha homenagem, até porque agiu “de acordo com a ética profissional”.

A história remonta ao dia 3 de dezembro. José Pinto, árbitro de Ovar e ao serviço da AFA há quatro anos, dirigia o encontro entre as equipas juniores de futsal do Belazaima e o Beira-Mar, quando um atleta da equipa do Belazaima se desequilibrou e caiu desamparado no chão com a face.

Confrontado com a situação, José Pinto resolveu deixar o apito e vestir a pele de socorrista. Segundo o árbitro, “a violência do embate e a falta de reação do atleta após a queda deram indícios que algo de grave se estava a passar”.

“Instintivamente, decidi atuar devido à formação e treino que tive como bombeiro, pois o atleta encontrava-se prostrado no solo e sem reacção. Verifiquei que estava inconsciente. Avaliei os sinais vitais e posicionei o atleta na Posição Lateral de Segurança, com permeabilização da via aérea”, conta o juiz, que de imediato verificou que “as pupilas estavam assimétricas, o que era sinal revelador da existência de um Traumatismo Crânio-Encefálico, e que o atleta tinha uma hemorragia ativa proveniente de um corte profundo no queixo do atleta”.

José Pinto controlou a hemorragia e evitou a movimentação da cabeça do atleta até à chegada dos meios de socorro externos, “de forma a evitar o agravamento de possíveis lesões internas”. O árbitro realça, ainda, a prestimosa ajuda que teve da fisioterapeuta do Beira-Mar, que estava no local e deu uma valiosa colaboração.

Sara Janela confessou que fez “o que o instinto ditou no momento”, deixando a sua convicção de que “outros profissionais o fariam também na mesma situação”. “Tentámos, eu e o árbitro José Pinto, controlar a situação com os recursos que tínhamos disponíveis na altura e tudo correu pelo melhor, que é o mais importante”, salientou.
Por seu turno, José Rodrigues agradeceu ao árbitro do jogo “pela prontidão e competência” com que o socorreu, assim como à fisioterapeuta do Beira-Mar. “Agradeço também a preocupação de ambas as equipas com o meu estado de saúde”, concluiu.

De referir que o Cartão Branco foi adoptado esta temporada pela AFA, a única associação do país que o implementou em todos os escalões etários. Segundo dados oficiais do organismo que tutela o futebol e o futsal do distrito, até ao passado dia 5 de dezembro haviam sido exibidos doze Cartões Brancos, a esmagadora maioria dos quais a atletas, mas também houve adeptos, treinadores e equipas completas a serem distinguidas pelo seu comportamento exemplar durante os respetivos desafios. O melhor Cartão Branco da temporada será premiado na Gala Anual da AFA, que marca o fim de cada temporada.

Fotografia: Diogo Pereira

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo