CulturaPrimeira Vista

“Central” Jorge Andrade entronizado na Confraria Gastronómica

Apelos ao voto no Pão-de-Ló para as "7 Maravilhas Doces de Portugal"

O antigo defesa central do FC Porto e da Selecção Nacional de futebol, Jorge Andrade, foi entronizado Confrade Honorário durante o VIII Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

O actual elemento da equipa técnica do Vitória de Setúbal tem uma forte ligação ao concelho de Ovar, sendo um declarado apreciador da gastronomia vareira. “Como podem ver, depois de deixar de jogar, tirei um curso de treinador e dediquei-me a comer”, disse, com humor, ao agradecer a distinção.

“Sendo casado há dez anos com uma mulher de Ovar, tenho dignificado a gastronomia ovarense e agora vou continuar a fazê-lo”, garantindo que vai igualmente promover a “defesa” da candidatura do Pão-de-Ló de Ovar às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

A cerimónia entronizou igualmente Gabriela Relvas como Confrade Embaixador. A apresentadora, jornalista e actriz é a madrinha da candidatura do Pão-de-Ló de Ovar às 7 Maravilhas Doces de Portugal. Natural de Esmoriz, mas há alguns anos a viver em Lisboa, Gabriela Relvas mostrou-se “muito feliz com esta surpresa” e garantiu que vai continuar a “dignificar o nome da confraria, da gastronomia e do Pão-de-Ló de Ovar que, como sabem, vai precisar do apoio de todos nesta etapa”.

O “Chef Chocolatier” Jorge Cardoso e Álvaro Ribeiro, figura de relevo da cultura macedense, foram também proclamados confrades honorários. Foram ainda entronizados três confrades moços, 8 confrades efectivos e 13 embaixadores.

Assistiu-se a uma jornada de “campanha eleitoral” para as 7 Maravilhas Doces de Portugal, com o doce ovarense a aproveitar a oportunidade para promover a sua candidatura. O Arrais de Mar da CGCO, Ricardo Nunes, deu o mote ao lembrar que foi a confraria ovarense que lançou a candidatura e que hoje o doce ovarense é um dos sete doces finalistas do concurso a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. “Por favor, votem para que o Pão-de-Ló de Ovar seja eleito como merece”, apelou, na cerimónia que decorreu na sede do grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, recordou as várias parcerias que a edilidade tem levado a efeito com a CGCO, vincando o projecto em que os dois estão actualmente alinhados: “Outros projectos surgirão, mas estamos apostados na promoção da candidatura do Pão-de-Ló de Ovar a maravilha Doce de Portugal e esperamos que atinja o topo como merece”, disse.

Em nome da Federação Portuguesa das Confrarias Portuguesas, Firmino Dias também não esqueceu a causa: “O Pão-de-Ló de Ovar é uma das maravilhas do mundo e, por isso, tem tudo para ser uma das maravilhas de Portugal”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo