DesportoPrimeira Vista

Ciclismo: Pelotão da 77.ª Volta confirmado

Foi hoje apresentada a 77.ª Volta a Portugal em Bicicleta. A sexta etapa da prova traz de volta os ciclistas a Ovar, no dia 4 de Agosto. O pelotão parte do Furadouro e vai percorrer mais de 50 quilómetros, no território concelhio em direcção a Oliveira de Azeméis.

Data de 1982 a última passagem da caravana pelo concelho vareiro, quando a décima terceira etapa da 44ª Volta a Portugal terminou no Furadouro.

Uma tirada ganha por Alexandre Ruas (Lousa) no ano da primeira vitória de Marco Chagas na Volta. No dia seguinte a caravana sairia da famosa praia de Ovar para a penúltima etapa da grande aventura das duas rodas.
Vinte anos antes a caravana assentou arraiais durante três dias no concelho de Ovar.

A segunda etapa da 25ª Volta a Portugal chegou ao Furadouro. José Pacheco (FC Porto) venceu não só essa tirada como o circuito do Furadouro que se realizou no dia seguinte. O pelotão só abandonaria Ovar à quarta etapa. As vitórias de José Pacheco reforçaram o surpreendente triunfo do sprinter do Futebol Clube do Porto na Volta de 1962.

Recuamos meia dúzia de anos para regressar ao Furadouro que voltava a receber, em 1956, dois dias de competição: uma chegada e uma partida de etapa. Alves Barbosa (Sangalhos) que dominou essa Volta ganhou no Furadouro.

A estreia da presença “voltista” em Ovar aconteceu em 1935, ano em que aí terminou uma etapa ganha por Jose Marquez (Campo de Ourique). Dessa já muito distante sexta edição da Volta, os registos históricos recordam também um início de etapa em Ovar. No próximo mês de agosto será a sexta vez na história da Volta a Portugal que os ovarenses assistirão à partida de uma tirada. A 77ª edição da Volta a Portugal Liberty Seguros realiza-se entre 29 de julho e 9 de agosto.

Depois de tão longo interregno, o regresso da Volta a Portugal a Ovar representa o pleno na modalidade. Antes, já a ligação da autarquia ao ciclismo tinha ganho novo fôlego quando a cidade viu nascer a Escola de Ciclismo de Ovar e quando uma das principais equipas profissionais em Portugal, a Efapel, se instalou no concelho autodenominado “Território de Emoções”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo