Covid-19

CIRA perspectiva investimento de mais de 10 milhões de Euros em 2014

A Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014, com um nível de investimento superior a 10 milhões de euros, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIRA).

O montante global do Orçamento da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro para 2014 é de 11.003.121 euros, prevendo um total de 10.323.258 euros de investimento e encargos de funcionamento de 679.863 euros.

A estrutura de receita para 2014 é globalmente idêntica à de 2013, nomeadamente no que respeita aos valores das transferências do Orçamento do Estado e das quotas dos municípios associados.

Somam-se as verbas que sustentam os projetos geridos pela CIRA, tendo como receitas principais os Fundos Comunitários do QREN e as contribuições de cada um dos onze municípios, e receitas próprias da Comunidade para a contrapartida nacional desses projetos.

"As Grandes Opções do Plano 2014 têm uma expressão marcadamente plurianual da maioria dos seus objetivos e projetos", explica a nota introdutória ao documento aprovado pelos municípios, que coloca o desafio para o próximo ano na procura de financiamento "para importantes obras de valorização e qualificação do território, em especial respeitantes à Ria de Aveiro e ao Baixo Vouga Lagunar".

Dos vários projetos em desenvolvimento, é destacado ainda o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA),que pretende fomentar, à escala intermunicipal, "a articulação entre os diferentes modos de transporte, bem como a implementação de um sistema integrado de mobilidade e minimização dos custos de investimento e exploração".

Com um investimento total superior a 400 mil euros, o Plano é dedicado à gestão da mobilidade em transporte público, com particular atenção aos transportes escolares e modos suaves de deslocação, nomeadamente pelo uso da bicicleta, mas também apontando soluções para a Linha do Vouga, além de se debruçar sobre a gestão do estacionamento automóvel e a malha viária estruturante.

Em consequência da alteração aos estatutos, aprovada pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro a 25 de novembro, já com os novos autarcas, na Assembleia realizada na segunda-feira tomaram posse os novos 45 membros e foi eleita a mesa, que ficou constituída por Manuel Nunes Simões dos Santos (Oliveira do Bairro), Manuel da Silva Soares (Sever do Vouga) e Gonçalo Nuno Caetano Alves (Aveiro).

Além das Grandes Opções do Plano e Orçamento, a Assembleia fixou em um euro por eleitor a quota anual a pagar por cada município e escolheu o antigo presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, para secretário executivo Intermunicipal, que deverá tomar posse a 02 de janeiro.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro integra os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo