Opinião

Classificar – Henrique Gomes

Agora que o Carnaval de Ovar nos virou as costas, ficarão para a posterioridade algumas realidades, entidades, situações ou comportamentos que poderão ser perfeitamente classificáveis sem que para isso seja preciso fazer apelo a um júri ou outro tipo de avaliadores. Dentro da toda a envolvência e dinâmica que uma festa como o Carnaval de Ovar produz, poderemos destacar vários outros fatores que contribuíram para o engrandecimento das festividades.

Pessoalmente valorizo as entidades, o ser em concreto, o individuo que pelo seu valor intrínseco e comportamental se evidenciou e a quem atribuo uma classificação muito alta.
Aliás, penso que o que faz distinguir o nosso carnaval de outros são as nossas individualidades.
Existem dois casos concretos que podem ser perfeita e objetivamente classificados, com boa nota, sem que para isso se tenha de recorrer a um determinado júri e sem beliscar ou fazer zangar algumas almas. São entidades, pessoas, cuja envergadura e dimensão produzem consenso- são referências , modelos a seguir, elos de ligação entre as várias gerações de foliões.

Uma dessas entidades é o Zé Maia- os seus trabalhos serão sempre uma referência e constituirão um legado, uma herança para vindouras gerações. As suas obras de arte feitas para usufruto do Carnaval de Ovar persistirão na memória carnavalesca por muitas décadas.
Este foi mais um grande ano do Zé Maia e por consequência dos Vampiros, grupo de carnaval sempre dado a grandes prestações.
Tem bom, criativo e disponível génio, o Zé Maia. Junta à sua criatividade a dose suficiente de humildade, que lhe permite mostrar como faz os trabalhos de carnaval. Mais, está sempre disponível para partilhar o seu conhecimento a quem quiser aprender com ele.

Outra entidade, outra pessoa, que o Carnaval de Ovar fez destacar na edição deste ano, foi alguém cuja classe lhe permitiu sobrevoar um coletivo silvo, e com mestria ao alcance de muito poucos, soube articular um discurso equilibrado, apaziguador e agregador – só alguém com grande polidez e categoria poderia ter tal atuação.

Henrique Gomes

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo