CulturaPrimeira Vista

Museu de Ovar mostra colecção de Cruzes

Está patente no Museu de Ovar entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro a exposição “Cruzes no Museu”, uma mostra integrada nas colecções do seu espólio.

Trata-se de uma colecção de crucifixos, alguns deles de parede, mas a parte mais significativa é a dos “Oratórios” de diferentes épocas e materiais, ainda que preponderantemente de madeira.

Da colecção de peças de arte sacra que agora podem ser vistas nesta exposição, só uma pequena parte de exemplares deste património religioso tinha sido dado a conhecer em 2003, integradas na exposição “Vivências da Paixão de Cristo: a Imaginária Religiosa no Concelho de Ovar”, com peças cedidas pelo Museu de Ovar entre outras Instituições.

A exposição “Cruzes no Museu” é mais uma oportunidade de dar a conhecer parte da diversidade de coleções de arte que enriqueceram o espólio ao longo de meio século, e que vão aguardando por serem criadas condições, incluindo físicas no edifício sede do Museu de Ovar para serem expostas com a adequada dignidade de tais autênticos tesouros ali guardados.

Entre as Cruzes desta colecção, em materiais como, madeira de diferentes origens, marfinite, cerâmica ou metal e prata. Podem encontrar-se exemplares, em que a Cruz é acompanhada de imagens, como Senhora das Dores ou Nossa Senhora e São João, que no caso da sua datação, podem em alguns casos situar-se no século XVII ou XVIII.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo