EmpresasPrimeira Vista

Concelho de Ovar tem três empresas-gazela

O volume de negócios das empresas-gazela da região Centro cresceu 363% entre 2013 e 2016, revelou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Estas empresas, segundo um estudo efectuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, destacam-se em termos de distribuição geográfica, por estarem “bastante disseminadas pelo território”.

Repartem-se por 39 municípios da região, sendo Coimbra e Torres Vedras os que têm um maior número, com sete empresas-gazela cada, seguidos de Viseu (6) e Marinha Grande (4).Com três empresas-gazela, encontram-se seis municípios: Águeda, Castelo Branco, Leiria, Mangualde, Ovar e Torres Novas.

“É possível ter sucesso, mesmo com muitas dificuldades no dia-a-dia dos empresários”, comentou Ana Abrunhosa, a propósito da iniciativa em que 82 empresas-gazela da região vão ter reconhecimento público, no dia 18, em Viseu.

No Centro de Portugal, “há um conjunto de empresários que trabalha dia e noite e que não desiste”, referiu.

Pelo sexto ano consecutivo, “existem bons motivos para celebrar numa gala o êxito destas pequenas empresas, com elevado ritmo de crescimento”, acrescentou a presidente da CCDRC e professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

“Mesmo em anos de maiores constrangimentos, estas empresas conseguem continuar a expandir as suas actividades, pois facturaram 55 milhões de euros em 2013 e 256 milhões de euros em 2016”, afirma a CCDRC em comunicado.

Trata-se de empresas jovens “que se posicionam de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de postos de trabalho”.

“Estas empresas são geradoras de um número muito significativo de postos de trabalho, pois quase triplicaram a quantidade de pessoas ao serviço, entre 2013 e 2016, passando de um volume de emprego de 1.178 trabalhadores para 3.090 trabalhadores”, adianta a CCDRC.

Cerca de 56% destas empresas foram criadas em 2011 (17%), 2012 (13%) e 2013 (26%) e apenas sete, 9% do total, foram constituídas no em 2010.

Um quarto destas empresas desenvolve as suas atividades na indústria transformadora e, em conjunto com as atividades do comércio (19,5%) e a construção (14,6%), representam cerca de 60% das empresas-gazela na região.

Em 2016, o total de exportações destas empresas somou cerca de 82 milhões de euros, o que representava 32% do volume de negócios.

“No final de 2017, 20 empresas-gazela estão já a ser apoiadas pelos sistemas de incentivos do Portugal 2020, num total de 31 projectos, 24 dos quais no Centro 2020, que representam 21 milhões de euros de investimento elegível e 12 milhões de euros de incentivo”, segundo a CCDRC.

Coube ao presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, António Bebiano, entregar a distinção às empresas esmorizenses:

Exporpal – Comércio de Madeiras, Unipessoal Lda. – Comércio por grosso de madeira em bruto e de produtos derivados – Ovar
Consjardim, S.A. – Construção de Edifícios (residenciais e não residenciais) – Esmoriz

(actualizado às 12h30 de 20 de Maio)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo