DesportoPrimeira Vista

Cortegacense vai divulgar “Resistentes” da Pediatria do IPO Porto

Chama-se Francisco Caldas, é natural de Cortegaça e faz voluntariado na Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

Este cortegacense tem um projecto que consiste em deslocar-se de bicicleta, até à Pediatria do IPO Lisboa, “para dar a conhecer um pouco do projecto “Resistentes” e também oferecer uma t-shirt do equipamento assinada por todos os elementos da equipa”.

“Resistentes” é um projecto da Pediatria do IPO Porto que consiste numa equipa de futebol, que tem como objectivo propocionar a prática desportiva em oncologia pediátrica, fortalecer a autoestima das crianças a dolescentes e promover momentos de convívio entre as cianças e as suas famílias.

Francisco Caldas refere que “é um projecto pioneiro em Portugal mas que, infelizmente, só existe no norte”. A viagem de bicicleta pretende alertar para a importância de haver um projecto idêntico em Lisboa.

A viagem terá inicio dia 19 de Setembro, com saída da Pediatria do IPO Porto, pela manhã, e chegada prevista para o dia 22 de Setembro, pela manha, à Pediatria do IPO Lisboa.

O projecto “Resistentes” é composto por utentes e ex-utentes do serviço de Pediatria do IPO do Porto, que participam nem competições de futebol e futsal.

A ideia deste projecto surgiu do interesse pela práctica desportiva, nomeadamente pelo futebol, por parte de um grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Pediatria do IPO – Porto, ideia que foi acolhida no seio do Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN.

O projecto abraça outras iniciativas de apoio aos menores doentes oncológicos (criação de bolsas de estudo e apoio social), bem como à investigação do cancro pediátrico. Apadrinhados por figuras públicas como Paulo Bento, Cristiano Ronaldo, Tony Carreira ou Miguel Vieira, os “Resistentes” têm o seu hino intitulado “Vencedores”, da autoria conjunta de Luís Portugal e Tozé Santos e letra de José Guedes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo