CulturaPrimeira Vista

Crianças adoram o carrossel a pedais do “Wood Toys” (c/vídeo)

O Carrossel do FIMO 2016 é um sucesso. Instalado junto ao Largo do Tribunal, anda à roda sem parar e tem sempre crianças à espera de vez para experimentar.

Resultado de um ano de trabalho e cerca de 1.500 horas de dedicação quase diária, José Correia (ou “Wood Toys”) apresentou-nos o Carrossel a pedais que tem feito as delícias das crianças no Festival Internacional de Marionetas de Ovar – FIMO 2016.

Wood Toys 1“Este carrossel foi todo feito em part-time”, diz o ovarense José Correia ao OvarNews. Mesmo “com algumas  dificuldades, fiz tudo, desde o mecanismo dos pedais até às caravelas de madeira onde os meninos se sentam”. “Foi uma experiência única”, realça o artista, ao mesmo tempo que sublinha o apoio da esposa e do filho, o que torna todo este projecto numa “obra familiar”.

Foi difícil, deu trabalho mas garante que agora “é um gosto ver as crianças felizes a andar no Carrossel do FIMO”.

A estrutura que vai ficar até domingo à noite à disposição das crianças que venham até Ovar, é totalmente gratuita, mas tem um limite de lotação. “Só pode andar um máximo de oito crianças de cada vez”, pois como é movido a pedais, na lotação máxima, somada a estrutura em madeira e ferro, pode chegar aos 800 quilos. “É preciso estar em forma”, adverte Correia, rindo, bem disposto.

A inspiração dos barcos que andam no Carrossel tem a ver “com o nosso jeito de mar, dos marinheiros que partiram em caravelas frágeis em busca do mundo e que às vezes não valorizamos condignamente, admiro aquela  coragem de partir à aventura por mundos desconhecidos”, argumenta José Correia.

Para ele, o FIMO “é muito importante e é uma das manifestações mais ricas e importantes do nosso concelho”. O seu Carrossel  já recebeu a visita de meninos de todo o país e até do estrangeiro. “O facto de atrair gente de fora é muito importante para nós, para a nossa terra”.

José Correia lembra que participa sempre no FIMO: “no primeiro ano fiz um peixe de triciclo, no ano seguinte, fiz um carrinho e o ano passado vi um carrossel semelhante, movido a pedais, e pensei fazer algo diferente e aqui está”.

José Correia (Wood Toys) agradece ao executivo da União das Freguesias de Ovar, nas pessoas de Bruno Oliveira e Nuno Pinto, “o terem-me convidado para fazer parte deste desafio”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo