LocalPrimeira Vista

Debate sensibiliza para a protecção das Camarinhas

[themoneytizer id=”16574-1″]

Um grupo de pessoas da área do ambiente e da biologia, em conjunto com o Município de Ovar, vão realizar no próximo dia 30 de março, entre as 10h e as 13 horas, no Parque Ambiental do Buçaquinho, uma acção de sensibilização sobre as camarinhas e uma saída de campo no referido local para observação das mesmas.

As camarinhas são uma espécie quase só existente em Portugal e em zonas muito particulares, como é o caso dos ecossistemas dunares atlânticos. Apesar do seu valor ambiental e cultural esta espécie não está abrangida por nenhum mecanismo de protecção, ainda que se encontrando numa situação vulnerável e mesmo em risco de desaparecimento.

As grandes ameaças sobre esta espécie relacionam-se, em grande medida, com a perda do seu habitat e com a invasão do seu território por espécies invasoras, como é o caso das acácias e das mimosas. Mais recentemente, acresce ainda o corte indiscriminado e abusivo da vegetação arbustiva em zona florestal, da qual a camarinha e outras espécies de importância ecológica fazem parte.

Para o debate, contam com a presença da Professora Rosa Pinho – responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro – e dos Investigadores Jael Palhas e Francisco López, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 28 de março, para o endereço [email protected].

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo