CarnavalEspecial Carnaval

Decoração de rua é tributo à Banda do Lau

Decorria a década de 70, quando Ladislau Pereira Rodrigues, acompanhado de vários outros músicos da Banda Filarmónica Ovarense (BFO), formou o agrupamento Banda do Lau, cuja finalidade seria acompanhar os grupos de Carnaval nos desfiles.

O Carnaval de Ovar foi durante vários anos palco para estes agrupamentos, sendo que todos eles tinham origem nas Bandas Filarmónicas da região, podendo em função da dimensão destas, dar origem a mais do que um agrupamento, como era o caso da BFO, onde existiam dois agrupamentos do género.

Dada dinâmica do agrupamento, a Banda do Lau rapidamente evolui, começando a realizar outras performances fora do carnaval, como arruadas e bailes, adoptando um estilo muito particular.

Em 2004 a Banda do Lau realiza a sua última actividade inserida nos desfiles do Carnaval de Ovar, dada a inexistência de enquadramento para a sua performance, uma vez que começam a ser tomadas outras opções musicais quer pelos Grupos de Carnaval, quer pela Fundação do Carnaval de Ovar, continuando a realizar noutro âmbito arruadas e desfiles.

Desde então, a Banda do Lau tem realizado inúmeras apresentações, de norte a sul do País, animando festas populares, desfiles, arruadas, carnavais, bailes e galas.

Até que a Associação Musical Banda do Lau foi fundada no dia 14 de Agosto de 2018, tendo origem no agrupamento musical de animação de rua Banda do Lau que é, aparentemente, homenageado na decoração de uma das ruas do Carnaval deste ano.

https://www.facebook.com/tulio.tomaz/videos/2868257769884531/

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo