Covid-19

Desfiles de Carnaval vão voltar ao centro em 2015

O Carnaval de Ovar é uma festa mas é também um fenómeno sociológico, pois alguns participam activamente nos Desfiles de Entrudo, outros apenas para reforçarem laços de proximidade entre amigos ou pelo simples acto de criar em comunidade.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, que tem o pelouro do Carnaval, adianta o desejo do Município conhecer melhor este fenómeno. “Este ano, teremos nas entradas do percurso do corso, um inquérito que vamos dar aos nossos visitantes, de modo a conhecermos melhor quem nos visita e saber o que esperam de nós, enquanto organização”.

"Queremos ter uma noção mais rigorosa do impacto do Carnaval de Ovar", explica Alexandre Rosas. "O estudo vai ser feito em duas partes – a primeira com estas entrevistas no local e a segunda através de contactos telefónicos – e o que pretendemos é saber a opinião das pessoas sobre uma série de coisas relacionadas com o evento", observa.

Meios de transporte utilizados para chegar à cidade, estimativas de consumo nos estabelecimentos locais e redes sociais utilizadas para difusão de dados sobre o evento são apenas alguns dos itens dos inquéritos.O autarca espera daqui poder colher ensinamentos para tomada de decisões já em 2015.

Em princípio, o desfile das Escolas de Samba deverá regressar à Avenida Ferreira de Castro e os grandes corsos vão voltar ao centro da cidade, já no próximo ano, adiantou o vereador.

Esse reconhecimento prende-se com o facto de o centro histórico ser o cenário original desse corso, antes da sua mudança para a avenida onde se realiza actualmente.

Alexandre Rosas antecipa que a mudança a operar em 2015 terá "alguns custos", considerando que toda a logística de plateias está hoje ajustada à Avenida Sá Carneiro e a transferência das bancadas obrigará a reajustes, mas está optimista quanto ao resultado.

"A ideia também é perceber até que ponto será possível levar todos os corsos para lá", acrescenta o vereador. "As pessoas aqui são apaixonadas pelo Carnaval e o centro da cidade seria um cenário mais interessante, e também mais vantajoso para o comércio local", continua.

Alexandre Rosas disse sempre que este seria uma espécie de ano zero para o Entrudo vareiro e que, em face do pouco tempo disponível, algumas das inovações já pensadas serão introduzidas nos festejos de 2015.

Ano após ano, Ovar apresenta uma admirável mostra de criatividade preparada com meses de antecedência por uma comunidade de foliões especialmente dedicada. Assista aos desfiles de domingo e terça ou participe na Noite Mágica e veja por si. Eles trazem cor, humor, imaginação, alegria e fantasia pelo simples prazer do faz-de-conta.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo