LocalSlider

“Dia Mundial da Árvore” celebrado na EB Maceda

Na Escola Básica de Maceda, galardoada com Bandeira Verde, o “Dia Mundial da Árvore” (dia 21 de março) teve direito a uma comemoração especial, ainda que tenha decorrido com um dia de antecedência, a 20 de março de 2018.

Este ano lectivo, a actividade do projecto Eco-Escolas contou com a colaboração habitual do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Câmara Municipal de Ovar / Parque Ambiental do Buçaquinho que presenteou a escola com uma árvore e com a presença de duas biólogas da “Mundo Científico”, cujo objectivo é a divulgação da Ciência, adaptando as actividades desenvolvidas ao público-alvo. Todos os alunos do 2.ºciclo (durante a manhã) e três turmas do 3.º ciclo (já no período da tarde) puderam participar na oficina “Conhecer as Árvores”, onde foram abordados, de uma forma prática, conceitos como: árvores de elevada e baixa combustibilidade, triângulo do fogo, como medir altura e idade de uma árvore e colecções de espécies autóctones portuguesas.

Os alunos do 8.ºI protagonizaram o momento solene da plantação da árvore, um sobreiro,
tendo assumido a responsabilidade de lhe prestarem o devido cuidado.

A coordenadora do Eco-Escolas agradeceu a presença dos elementos do SEPNA e das duas técnicas, que prenderam a atenção de todos os alunos presentes, contribuindo, assim, para uma maior sensibilização e envolvimento na preservação da Floresta.

Concurso de Eco-Pontos
De acordo com o plano de acção do projecto Eco-Escolas, foi desenvolvido um concurso de Eco-Pontos na Escola Básica de Maceda. O objectivo da actividade – alertar a comunidade escolar para a importância da separação do lixo e respectiva reciclagem – continuará a receber o devido destaque ao longo do 3ºperíodo.

Os trabalhos premiados foram elaborados pelos alunos Gui, João, Hugo e Bernardo do 5ºH (1ºlugar), Anastasiya, Gabriela, Ricardo e Tiago do 5ºH (2ºlugar) e Catarina e Eduarda do 8ºH (3ºlugar).

Parabéns a todos pela participação no concurso, sobretudo pela consciencialização dos graves problemas ecológicos que o planeta atravessa!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta