Cultura

Dia Mundial da Árvore na Escola Oliveira Lopes

Documentos escritos e relatos referem a existência de uma horta pedagógica, junto do portão nascente na Escola Oliveira Lopes, sendo que, ainda nos tempos da I República, a horta era utilizada pelos professores de forma a fomentar um ensino prático e utillitário em relação às matérias em estudo. Eram as chamadas “Lições de cousas”…

A implantação da República a 5 de outubro de 1910 trouxe à sociedade portuguesa um conjunto de novos valores e símbolos. Entre estes destaca-se o culto da árvore que se associa a outros valores centrais do republicanismo como a fraternidade, a educação e o culto da pátria.

Assim sendo, as atividades promovidas pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, a realizar nos próximos dias 20 e 21 de março, procurarão evocar a história da Escola Oliveira Lopes e comemorar o Dia Mundial da Árvore.

Note-se ainda que, já depois do 25 de abril, foram plantadas várias árvores nos logradouros da Escola Oliveira Lopes como, por exemplo, uma amoreira, uma japoneira, uma ameixoeira, entre outras.

Quem não se lembra das folhas de amoreira que alimentaram centenas e centenas de bichos da seda criados pelos antigos alunos da Escola Oliveira Lopes?

As iniciativas a desenvolver pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes no MEOL tem como alvo preferencial o público escolar, entre os 6 e os 12 anos de idade.

As inscrições são prévias e gratuitas.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo