LocalPrimeira Vista

Dia Mundial da Criança encheu o Mercado do Furadouro

As associações de pais do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO) congratulam-se pelo sucesso da Festa da Criança, realizada este domingo no Mercado do Furadouro, e agradecem a colaboração de todas as entidades de serviço público, associações e instituições que participaram na iniciativa.

Com apresentação a cargo de Arlete Leite, a festa teve início com uma aula de zumba, a cargo da Academia Malhação Power.

Retemperadas as forças, após o almoço, a animação prolongou-se pelo resto do dia, com a entrada da Academia de Dança de Ovar, o Grupo Recreativo e Escola de Samba Charanguinha (com músicos e bailarinas), Companhia Vareira (mais CV Kids) e ainda uma aula de artes marciais, dinamizada pela Associação Desportiva de Karaté de Ovar.

Entre divertimentos nos insufláveis, brincadeiras com balões e pinturas, as crianças foram presenteadas com a Hora do Conto, dinamizada pelo escritor de livros infantis e poesia Carlos Nuno Granja, que enalteceu o esforço dos pais na mobilização da comunidade em torno da promoção da educação literária junto dos mais novos.

DSCF0944O programa de variedades terminou ao ritmo do samba, desta vez com a Escola de Samba Costa de Prata, que aqueceu a numerosa assistência no final de uma tarde com algum vento, mas não impeditivo do convívio entre adultos e crianças da comunidade vareira.

A iniciativa envolveu cerca de dúzia e meia de associações de pais e contou com a presença de elementos da Câmara Municipal de Ovar: Domingos Silva, vice-Presidente, e Ana Cunha, Vereadora da Educação, Ação Social e Saúde, que manifestou sentido apreço pela dinamização da iniciativa, entendendo ser “da mais elementar justiça que o Município felicite publicamente esta comunidade educativa, desde as associações de pais, à Direção e restantes órgãos de gestão do Agrupamento, corpo docente, funcionários, alunos e todos os que tornaram possível este evento”.

“A Educação é um desígnio colectivo e, por isso, a Câmara Municipal de Ovar deseja poder continuar a contar com a colaboração de todos os agentes intervenientes no processo educativo na construção de uma Escola ainda melhor, empreendedora, cativante, mobilizadora, capaz de vencer os desafios do presente e do futuro».

DSCF0945A União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira não faltou à chamada, estando representada pelo seu Presidente, Bruno Oliveira, que louvou a iniciativa e disse estar sempre disponível para colaborar na criação de ocasiões de convívio como aquele a que pôde assistir.

Lembrou que “todos temos responsabilidades e a obrigação de ter um olhar mais atento pelas crianças, enquanto pais, educadores e responsáveis autárquicos”, e concluiu, dizendo que “a União de Freguesias está atenta a todas as iniciativas mobilizadoras da comunidade infantil, como é o caso do Festinfância”.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Ovar, Maria Cecília Oliveira, também marcou presença e regozijou-se pela vida que a iniciativa deu àquele espaço, que “não tem estado suficientemente aproveitado, apesar de ter potencialidades e de reunir condições de segurança”, de acordo com as suas palavras.

Registou “o elevado número de pessoas que aderiram à iniciativa e se encontraram em franco convívio”, pois “uma comunidade educativa deve extravasar as escolas, tendo o suporte dos pais”. Sendo “uma iniciativa que congrega as famílias, decorreu de uma forma excelente e as associações de pais estão de parabéns por esta atividade que levaram a cabo, com muito trabalho e dedicação”.

Depois de agradecer o convite a si endereçado, manifestou disponibilidade em colaborar noutras ações futuras, considerando tratar-se de “uma iniciativa que os pais devem acarinhar”.

Hélder Ramos

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo