Saúde

Doença de Alzheimer é a terceira causa de morte prematura

Os anos de vida perdidos devido à doença de Alzheimer aumentaram em 82,7%, entre 1990 e 2016, de acordo com um estudo divulgado pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A mesma fonte revela que a doença de Alzheimer é a terceira principal causa de morte prematura, no ranking de 2016. O aumento do tempo médio de vida dos portugueses é acompanhado por um acréscimo do tempo vivido em condições incapacitantes, tais como as doenças do foro mental e do comportamento mental, que representam 19% da carga da morbilidade e incapacidade.

“Infelizmente ainda existem pessoas que não têm consciência de que os hábitos e um estilo de vida mais saudáveis podem fazer uma grande diferença na nossa saúde. De tal forma que, existem pequenas acções no dia-a-dia que nos ajudam a reduzir os riscos de desenvolver doença de Alzheimer ou outras formas de demência.”, explica José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal. E acrescenta que “a Associação Alzheimer Portugal disponibiliza toda a informação sobre a doença de Alzheimer com o objetivo de contribuir para o melhor conhecimento das suas causas e efeitos.”

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo