LocalPrimeira Vista

Agricultores em alerta com “subida brutal” dos factores de produção

A União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro está muito preocupada com a escalada de preços dos factores de produção.

Carlos Alves, presidente da União de Agricultores e baldios do distrito de Aveiro (UABDA), explica que “a carência alimentar é tema a tomar assento no ocidente, com os preços a subirem e a eventual falta de produtos no horizonte, o tema ganha relevância”.

Para os agricultores é também um sinal de alerta sobre o preços do fatores de produção.

“A situação é dramática”, alertou Carlos Alves, presidente da estrutura, em conferência de imprensa realizada em Válega, garantindo solidariedade a todos os agricultores. “Vamos reclamar junto do Governo, mais uma vez, medidas concretas de apoio ao sector”, destacando “a necessidade urgente da redução dos preços dos factores de produção, como é o caso das rações, combustíveis, energia, fertilizantes e fitofármacos”.

 

Vivemos há muitos anos em desequilíbrio devido aos baixos preços pagos à produção, não existindo margem para fazer face à actual situação”, queixou-se António Valente. O agricultor da Marinha (Ovar) que se dedica à produção de leite, actualmente pago a 33 cêntimos por litro ao produtor, reclama uma subida até aos 40 cêntimos, tendo em conta o actual contexto.

António Valente assegura que “se o Governo não olhar por nós, vamos deixar os tractores parados e as terras por trabalhar e quando isso acontecer, muitos já não voltarão e vamos assistir ao abandono da actividade”.

  • EVOLUÇÃO DE PREÇOS
    2012
    Combustível agrícola: 26 cêntimos/L
    2022
    Combustível agrícola: 1,50 Euros
  • 2012
    50 Kg de ração para animais: 9,33 Euros
    2022
    30 Kg de ração para animais: 13,80 Euros
  • 2012
    50 kg de fertilizante: 10,27 Euros
    2022
    25 Kg de fertilizante: 18,25 Euros

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo