Primeira VistaSaúde

“Raspa, raspa, vicia, adoece!” – Por Dr. Eurico Silva

As raspadinhas são o jogo de azar mais popular em Portugal. Em 2022, foram vendidas cerca de 1,5 mil milhões de raspadinhas no país.
No entanto, o jogo de raspadinhas pode ter um impacto negativo na saúde das pessoas, especialmente para aqueles que desenvolvem um vício.

Quem mais usa raspadinhas?

Estudos mostram que as raspadinhas são mais populares entre pessoas com baixos rendimentos, que geralmente têm menos opções de entretenimento e lazer. Além disso, as raspadinhas são um jogo de azar, e as pessoas com baixos rendimentos são mais propensas a se envolver em comportamentos de risco, como o jogo.

O ciclo da adição

O jogo de raspadinhas pode ser viciante. O ciclo da adição começa com a esperança de ganhar um grande prémio. Quando o jogador ganha um prêmio pequeno, ele pode ficar motivado a jogar mais para tentar ganhar um prémio maior. No entanto, a probabilidade de ganhar um premio grande é muito baixa.

A medida do governo português

O governo português está ciente dos riscos do jogo de raspadinhas. Em 2022, o governo aprovou uma lei que limitou o número de raspadinhas que uma pessoa pode comprar por dia. O limite é de 20 raspadinhas por dia.

Conclusão

As raspadinhas podem ser um jogo divertido e emocionante, mas é importante jogar com responsabilidade. Se você está preocupado com o seu uso de raspadinhas, procure ajuda profissional.

Cuidados com o vício em raspadinhas

Se você acha que pode estar a desenvolver um vício em raspadinhas, aqui estão algumas dicas para ajudar:

  • Estabeleça um orçamento e não o ultrapasse.
  • Não jogue se estiver com problemas financeiros.
  • Procure ajuda profissional se precisar.

Existem vários recursos disponíveis para ajudar as pessoas com problemas de jogo. O governo português tem um programa de ajuda ao jogo, chamado Jogo Limpo. O Jogo Limpo oferece informações e apoio para pessoas que estão lutando contra o jogo.

Ajuda profissional

Se você está preocupado com o seu uso de raspadinhas, procure ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender o seu comportamento de jogo e desenvolver estratégias para lidar com ele.

Veja aqui as notícias mais recentes sobre o tema.

Eurico A R Silva (Médico de FamíliaUSF João Semana de Ovar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo