CulturaPrimeira Vista

“Sabão Potassa” em estreia promete deixar toda a gente “D’ Alma Lavada”

Marca o arranque das comemorações do Dia do Município

Sabão Potassa” estreia neste sábado, 22 de julho, no Centro de Arte de Ovar. O espetáculo, que integra a programação das comemorações do dia do município, está marcado para as 21h30 e tem entrada gratuita.  Trata-se de uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’ Alma.

Em palco serão contadas onze “Estórias D’ Alma Lavada” que em comum têm a identidade vareira, num trabalho único que conta com 85 elementos da comunidade.

Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.

Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.

A Câmara Municipal de Ovar continua, assim, a apostar nas associações culturais do concelho e no envolvimento direto do público em práticas artísticas, numa estratégia que procura esbater barreiras culturais e trabalhar o sentimento de pertença de participantes e espectadores pelo território.

Ao mesmo tempo, entende-se que este tipo de projetos é também uma forma de desenvolver competências diversas nos participantes, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem, em contexto informal e de salutar convívio, e contribuindo para um verdadeiro sentido de comunidade.

Com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, a peça de teatro Sabão Potassa – Estórias D’ Alma Lavada é o culminar de um trabalho de vários meses. Tudo começou com a recolha de testemunhos de individualidades do concelho que resultaram num conjunto de crónicas com o mesmo nome, transmitidas na Rádio Antena Vareira FM. Esse foi também o material criativo para a construção do espetáculo prestes a estrear. As histórias sobem, agora, ao palco já alteradas, adaptadas, deformadas, misturadas, minimizadas ou, pelo contrário, exageradas.

Vozes individuais que agora ganham uma dimensão coletiva, transformando-se numa homenagem singular à gente vareira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo