Empresas

Cleanwatts e AIDA CCI assinam protocolo para desenvolver Comunidades de Energia com indústria de Aveiro

Cleanwatts e AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro assinaram um protocolo para desenvolver Comunidades de Energia Renovável (CER) com o tecido industrial do distrito de Aveiro, potenciando a redução de custos, a transição energética e o combate à pobreza energética no distrito.

As Comunidades de Energia Renovável (CER) são uma resposta à transição energética e têm como principal objetivo a produção de energia local, limpa e descabornizada, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de energia mais barata.

Cientes de que a eficiência energética e a integração de renováveis são “importantes estratégias para otimizar os recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas e que, na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição de custos energéticos impulsionando a transformação competitiva e sustentável das empresas”, a AIDA CCI entende que a celebração do protocolo com a Cleanwatts é “bastante pertinente pois permitirá desenvolver e potenciar o acesso a energia limpa e a redução de custos energéticos para as empresas e indústrias do distrito”.

Para Elisabete Rita, Vice-presidente Executiva da AIDA CCI, “as Comunidades de Energia Renovável são cruciais para a transição energética e para o alcance das metas Net Zero. As alterações climáticas são a questão mais urgente, em que as entidades governamentais, autoridades e empresas têm um papel determinante, razão pela qual a AIDA CCI também decidiu celebrar este protocolo”.

Com a celebração do protocolo a Cleanwatts e a AIDA CCI passam a ter uma parceria exclusiva no Distrito de Aveiro, na criação e desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável. Segundo Elisabete Rita, com a celebração deste protocolo “a AIDA pretende apoiar as empresas também na redução dos seus custos fixos. Este possibilitará aos associados usufruírem de condições especiais para criação ou adesão, como membros da Comunidade de Energia”.

Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts, considera que “a assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver com empresas e indústria, no âmbito do programa Business Park A++, um subprograma do projeto Comunidades A++, criado pela Cleanwatts para desenvolver Comunidades de Energia Renovável, em diferentes contextos: urbano, rural, residencial, industrial, etc.”, recordando ainda que “a primeira Comunidade de Energia criada em Portugal, pela Cleanwatts, já fez dois anos em agosto e estamos agora na fase de expandir o modelo a diversas áreas, para além da fase de angariação de membros para as comunidades já existentes”.

“Temos as melhores espectativas relativamente a este protocolo, pois estamos certos de que a AIDA CCI está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts e com aquilo que são os nossos objetivos de sustentabilidade, redução de custos relacionados com a energia das organizações e diminuição da pegada ecológica, um tema muito urgente, especialmente quando nos referimos à indústria, para além do combate à pobreza energética entre famílias carenciadas da zona de Aveiro”, frisa Basílio Simões. “Os custos com a energia e as preocupações de sustentabilidade são duas questões fundamentais para o tecido empresarial e industrial atual e a Cleanwatts vai continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a fazer neste campo, agora, com o apoio, colaboração e parceira da AIDA CCI”, conclui.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo