LocalPrimeira Vista

Finalmente, a Confraria do Pão-de-Ló de Ovar

A Associação de Produtores de Pão-de-ló de Ovar (APPO) prepara-se para virar mais um capítulo na sua vida. Mas antes, lembremos que o seu nascimento se deu a 22 de Julho de 2009, lembrando, no texto de apresentação, a origem centenária da dulcíssima iguaria vareira, referenciada num documento de 1781, ano em que foram obsequiados com Pão-de-ló de Ovar os padres que levaram o andor na Procissão dos Passos.

Segundo o texto citado de M. Lyrio, em “Os Passos de Ovar”, “o Pão-de-ló de Ovar deve ter sido parturejado nalgum convento das imediações e daí transportado para Ovar por alguma religiosa filha de gente vareira, onde tomou o formato actual”.

Mais: “Actualmente o Pão-de-ló entra nas mesas ovarenses por alturas de acontecimentos condignos, como o baptizado, a comunhão solene, a Páscoa e o Natal e outras festividades dignas de grandes significados nas vidas familiares.”

Na verdade, nunca se percebeu muito bem porque é que em Ovar, havendo uma iguaria gastronómica tão diferenciadora e afamada, se andou a criar uma Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar e uma associação de produtores (que falhou em congregar todos eles) quando, na verdade, as Confrarias estão muito mais em voga no nosso país e cumprem o papel daquelas duas com maior proveito. Fica a sensação de que só não foi pura perda de tempo, porque avançou-se alguma coisa no processo de certificação…

Felizmente que muito mais foi feito – como é exemplo o Festival ou o Registo de Indicação Geográfica Protegida, e desse trabalho de bastidores estarão a beneficiar os produtores e pode vir a retirar proveito a nóvel confraria.

Mas faltava qualquer coisa. Vem o tema a propósito no momento em que a APPO votou favoravelmente, esta sexta-feira, em Assembleia Geral, a criação da “Confraria do Pão-de-Ló de Ovar”. E mais: A cerimónia de apresentação oficial da nova confraria já está marcada e decorrerá no próximo dia 7 de Junho.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo