CarnavalEspecial Carnaval

Folia vareira no Top 3 da Região Centro

[themoneytizer id=”16574-1″]

O Carnaval de Ovar ocupa um dos três lugares do pódio dos melhores festejos do Entrudo da Região Centro. A conclusão é do site On Centro, que conduziu um inquérito junto dos seus utilizadores para eleger o melhor corso carnavalesco da zona.

Mas então qual deles terá ganho a votação? Foi Canas de Senhorim, em Nelas, que o jornal online reputa como sendo o Carnaval “preferido” da Região Centro recolhendo 54% (por cento) dos votos.

O Carnaval de Ovar surge logo a seguir com 31% dos votos, um resultado bastante satisfatório. A tradicional Dança dos Cus, de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, ficou em terceiro lugar, com apenas sete por cento das votações.

Mas então o que é o Carnaval de Canas de Senhorim? O corso de Canas de Senhorim junta dois bairros “rivais”, o Paço e o Rossio, numa iniciativa que culmina com o “Despique”, o momento em que os grupos locais cantam e dançam com mais convicção, no cruzamento da rua principal de Rossio com a artéria que dá acesso a Paço, e a “Batatada”.

Já o Carnaval de Cabanas de Viriato consiste essencialmente numa dança pelas ruas, em que os pares, divididos em duas filas, se viram para o centro e chocam os traseiros ao terceiro compasso da música tocada.

O de Ovar é o que se sabe, apontado inclusivamente como um dos melhores do mundo, mas é como diz o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro: “Não é melhor, nem pior, é apenas diferente porque é nosso”.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo