Empresas

Fopil desenvolve solução indoor de cultivo de plantas

Foi desenhada e concebida como um objecto elegante para ter em casa, a pensar no crescente interesse de produtos biológicos e na falta de espaço que caracteriza as sociedades urbanas.

A Hydronature é uma solução que usa a cultura hidropónica e, através da técnica NFT (Nutrient Film Technique), possibilita o crescimento de vegetais, frutos e plantas com recurso a pouca água aditivada com nutrientes. A solução foi desenvolvida pela Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), unidade politécnica da Universidade de Aveiro (UA), para a empresa Fopil.

A cultura hidropónica permite o desenvolvimento de plantas, sem suporte de solo, recorrendo a meios inertes, como alternativa, ou apenas usando água.
Em qualquer dos substratos, líquido ou sólido, à água são adicionados os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta, como é o caso de potássio, magnésio, manganês, cálcio, entre outros.

A equipa que concebeu a Hydronature tem nas suas fileiras Augusto de Sousa Coelho, Daniel Afonso e Miguel Oliveira, docentes da ESAN que constituíram uma equipa multidisciplinar que combinou várias valências em Engenharia e Design de Produto.

O protótipo encontra-se em testes e planeamento de produção.

A ESAN continuará a trabalhar em parceria com a Fopil, empresa sedeada em Ovar, em novos projectos de soluções de hidroponia que irão estar presentes nos nossos lares num futuro próximo.

Alicerçada na estratégia de desenvolvimento de fortes laços de cooperação com o tecido sócio-económico envolvente, a ESAN trabalha com múltiplas empresas, quer no âmbito da colocação de alunos em contexto real de trabalho, quer através de transferência de conhecimento, privilegiando o estabelecimento de parcerias fortes e duradouras com o tecido económico da região.

Na foto: A equipa do Hydronature (da esq. para a dta.): Daniel Afonso, António Rosa (Fopil), Augusto Coelho e Miguel Oliveira; apenas o segundo não é docente da ESAN

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo