CarnavalGaleriaPrimeira Vista

Gigantones ovarenses fazem furor em encontro internacional

A convite da respectiva organização, a Câmara Municipal de Ovar associou-se pelo terceiro ano consecutivo às Festas de S. João de Braga, através da participação de uma dezena de gigantones do Carnaval de Ovar no Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos.

O desfile, que se realizou no dia 16 de junho, marcou a abertura dos grandiosos festejos do São João de Braga, seguido do Baile dos Gigantes, na Praça da República, no qual os Gigantones vareiros também participaram, sendo dos mais requisitados pelos foliões locais.

De acordo com a Associação de Festas de S. João de Braga, o Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos “é hoje um dos principais certames do cartaz das festas de São João”.

Trata-se de uma iniciativa criada em 1989 e posteriormente integrada nas festas da cidade, que reúne algumas dezenas de grupos de gigantones e cabeçudos do município de Braga e de localidades do norte de Portugal, de Espanha e França. O ponto alto deste encontro decorre sempre no primeiro fim-de-semana das festas”.

Recorde-se que os Gigantones e Cabeçudos, que já apareciam integrados na procissão sanjoanina descrita nos séculos XVII e XVIII, voltaram a ser presença assídua após as festas de 1896. Neste ano, veio da cidade galega de Vigo, um grupo de “Gigantones y Cabezudos” que era tido, à época, como “um número novo” do programa.

Esta inovação acabou por ganhar raízes nos festejos, e os grupos de gigantones e cabeçudos chegaram mesmo a servir de acompanhamento aos carros dos pastores e do Rei David, nos anos de 1908 e 1909.

 

(Fotos: CM Braga)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo