CulturaPrimeira Vista

Gisela Ramos Rosa vence Prémio Literário Gloria de Sant’Anna 2014

A Autora Gisela Ramos Rosa é a vencedora do Prémio Literário Gloria de Sant’Anna 2014, com a obra “Tradução das Manhãs – Editora Lua de Marfim.

A obra premiada foi escolhida por unanimidade. A decisão final do Júri é irrevogável. A entrega do prémio será no dia 25 de Maio de 2014, na Capela de São Gonçalo em Válega, onde as editoras terão à venda os seus livros de Poesia.

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio de Poesia em memória do Poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3.000,00 Euros é destinado ao Autor do melhor livro de Poesia em língua Portuguesa editado no ano corrente e organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) em colaboração com a Família de Glória de Sant’Anna e entidades patrocinadoras – Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia de Válega, Sacavém Cardoso, Manuela Martins, Bridget Rust, Teresa Roza D’Oliveira, António Afreixo, Graham Rust, Francisco da Costa Maya, Belmira Pinho, Gisela Rocha, Lígia Martins, Tiago Oliveira e Andrade Paes.

Rui Paes, membro do júri, diz tratar-se de “uma poesia que se desfaz e refaz com uma delicada pureza de imagem e grande musicalidade, e que existe no centro do mundo”. Outro elemento do juri, Ronaldo Cagiano, refere que “a autora demonstra uma grande habilidade nessa poesia que harmoniza forma e conteúdo. Há uma opção pela economia de meios, numa linguagem que diz o máximo com o mínimo de recursos”.

E acresenta: “O meticuloso processo de criação traduz, sem esforço, o sentimento da autora de comunicar sua arte, sem apelação, sem contorcionismos de linguagem, com subtileza e claridade, revelando que em seu artesanato ‘Os pensamentos são uma escrita silenciosa/ são como ramos que se ligam por intervalos de silêncio’, falando mais pelo que oculta e deixando por conta do leitor o remate de sua construção”.

O Júri foi onstituído por Ronaldo Cagiano (Escritor), Jacinto Guimarães (Colaborador do Jornal de Válega), Victor Oliveira Mateus (Escritor), Fátima Mendonça (Professora de Literatura) e Rui Paes (Pintor).

(Fotografia: Maria Clarinda 2012)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo