CulturaPrimeira Vista

“Há Fotografia na Literatura” na Biblioteca

 

Decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de março, na Biblioteca Municipal de Ovar, a inauguração da exposição de fotografia de Fernando Pinto “Há Fotografia na Literatura” que contou com a presença de diversas entidades locais e de muitos amigos deste autor da terra.

Esta exposição estará patente ao público até dia 24 de abril no seguinte horário: segunda a sexta-feira, das 10h00/19h00, e aos sábados, das 9h30/13h00.

Segundo o autor, “pretendo, com esta exposição, revelar sinais e signos próprios da semiótica, a pontuação que se esconde no meu mundo a preto e branco, monocromático, a querer imitar o branco da folha e o negro do caracter tipográfico. Sim, porque “Há Fotografia na Literatura”.”

Fernando Pinto nasceu em Ovar, em 1970. É jornalista (carteira profissional nº 6.110), exercendo o cargo de diretor-adjunto do jornal ovarense “João Semana» (fundado em 1914), e integra a equipa coordenadora da Revista «Reis» (publicação anual local, fundada em 1967). Obteve a sua licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estagiou no jornal «Público», redação de Lisboa, onde escreveu várias reportagens para a série “no ano em que o Mundo mudou”.

Entre outros interesses ligados às artes e à cultura em geral, destaca-se a sua paixão pela fotografia, o que transparece de muito trabalho publicado, nomeadamente, nas plataformas digitais/redes sociais e nas diversas exposições nas quais participa regularmente. Consolidou os seus conhecimentos nesta área num Curso de Fotografia ministrado pelo conceituado fotógrafo Aníbal Lemos. Tem sido convidado para integrar Júris em concursos de fotografia e foi fotógrafo do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide.

Foi cofundador da “Panorâmica – Associação Cinematográfica de Ovar”. Realizou diversas curtas-metragens de ficção, documentário e animação, tendo sido premiado em vários Festivais de Cinema e Vídeo (OVARVÍDEO, CineECO, entre outros). Está representado na Videoteca Municipal de Lisboa. Escreve argumentos para Cinema e Vídeo. É coautor do livro “Lobos do Mar”, com textos da sua autoria e fotos de José Fangueiro. Sendo a poesia outra das suas paixões, tem no prelo um livro a lançar brevemente.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo