CarnavalPrimeira Vista

Hippies propõem votação por items no Carnavalesco

A classificação atribuída aos grupos que desfilam na categoria de carnavalesco do Carnaval de Ovar continua a dar que falar.

No sentido de dar um contributo para uma maior justiça nas votações, o grupo de carnaval Hippies apresentou uma proposta de votação que, na sua óptica, poderia diminuir as possibilidades de se cometerem injustiças, como as que se deram este ano e geraram amargos de boca a alguns grupos.

A proposta apresentada aos grupos de carnaval e que poderá ser encaminhada ao recém-criado Serviço de Carnaval, introduz a avaliação por items. Isto é, a cada jurado caberia a tarefa de avaliar, objectivamente e segundo os critérios, apenas alguns dos itens e não votar todos como acontece agora.

A ideia defende que a atribuição a cada jurado, do item a avaliar, deva ser efectuada por sorteio, na presença dos representantes dos Grupos e que “cada item seja avaliado por 4 jurados diferentes”.

Segundo os Hippies, os jurados devem ser distribuídos ao longo do Corso, em locais que lhes permitam avaliar, com as melhores condições possíveis, o item que lhes foi atribuído, devendo os locais onde os mesmos se situam, estar claramente identificados ao longo do percurso do Corso.

Assim, defendem que “os jurados e o seu local durante o Corso devem ser do conhecimento dos Grupos 15 dias antes do Domingo Gordo”. Cada jurado deverá avaliar os seguintes itens: Fantasia, Desfile, Carro alegórico, Conjunto e acrescenta-se um novo item: Adereços. Neste item deverão ser avaliados todos os acessórios, estruturas e mecanismos em desfile, para além do carro alegórico. Serão atribuídos aos Grupos de Carnavalesco notas de 1 a 10 e deverão ser tidos em conta os seguintes critérios de avaliação: Adequação ao tema; Criatividade; Efeito individual e em conjunto; Acabamentos e cuidados na execução; Selecção/Exploração e adaptação dos materiais e cores; Funcionalidade e mobilidade.

Por outro lado, divide-se o item Fantasia em dois subitems: Concepção e Concretização. Neste item, deve ainda incluir-se a avaliação dos figurinos e respectiva exploração do tema, defende a mesma proposta.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo